Tecnologia

Projeto de computador de apenas 4 cm busca ensinar crianças a programar

A pequena placa de 4cm x 5 cm foi desenvolvida para ajudar crianças e jovens a aprender o básico sobre programação e construção de computadores.

Micro:bit (Divulgação/BBC)

Micro:bit (Divulgação/BBC)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2015 às 07h55.

Em fevereiro, a Raspberry Pi Foundation anunciou que seu pequeno Raspberry Pi atingiu a marca de 5 milhões de unidades vendidas. Agora, um novo projeto da emissora BBC espera alcançar o mesmo sucesso. Trata-se da nova versão de seu chamado Micro:bit.

A pequena placa de 4 cm x 5 cm foi desenvolvida para ajudar crianças e jovens a aprender o básico sobre programação e construção de computadores. O Micro:bit possui 25 LEDs vermelhos, dois botões programáveis, um acelerômetro de bordo e um magnetômetro. O acelerômetro é um instrumento utilizado para medir a aceleração do dispositivo. Já o magnetômetro é usado para medir intensidade, direção e sentido de campos magnéticos em sua proximidade.

Além disso, o microcomputador oferece conectividade Bluetooth Wibree, um slot micro USB e cinco anéis de entrada e saída – que podem ser ligados a pinças crocodilo e pinos banana de 4 milímetros.

A primeira versão do aparelho, chamada apenas de Micro BBC, foi lançada há 34 anos e mais de 1,5 milhão de unidades foram vendidas. De acordo com o site de tecnologia Engadget, o novo Micro:bit é 18 vezes mais rápido e 67 vezes mais leve do que o primeiro.

Ainda segundo o site, a BCC já possui parceiros como Microsoft, ARM e Samsung para seu projeto, e pretende dar um milhão de dispositivos para alunos de 11 e 12 anos no Reino Unido em outubro deste ano. A empresa também pretende lançar um site sobre o Micro:bit ainda neste inverno (verão do hemisfério sul), para que os estudantes aprendam a programar o computador.

Para quem não é estudante, a BBC disse que deixará as especificações do Micro:bit em código aberto e lançará uma empresa sem fins lucrativos para supervisionar a iniciativa. A intenção da emissora é criar novas unidades do computador e comercializá-las no Reino Unido até o fim deste ano. O preço do aparelho, porém, não foi divulgado.

Agora, veja 10 coisas legais que você pode fazer com o Raspberry Pi

Clique para abrir o link no navegador

Fonte: Engadget

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresINFO

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não