Tecnologia

Compras eletrônicas do governo crescem 215% no ano passado

Volume de produtos e serviços adquiridos pela internet representou 3,5% do total de compras do setor público

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.

As compras eletrônicas do setor público atingiram 4 bilhões de reais no ano passado. A cifra é 215% superior aos 1,27 bilhão registrados em 2004 e representou 3,5% do total de bens e serviços adquiridos pela União, estados e municípios no período. O percentual também representa um aumento da participação das licitações online sobre 2004 - ano em que essa modalidade de compra respondeu por 1,2% do total de transações do governo.

Para Cid Torquato, diretor-executivo da Camara-e.net, o aumento das licitações online foi motivado, entre outros, por medida legais, como o decreto 5.450/05, que tornou o pregão obrigatório nas compras de bens e serviços comuns, como material de escritório. O decreto ainda assinala que a preferência deve ser dada ao pregão eletrônico.

Segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (14/3), dezembro foi o mês com maior volume de compras online pelo poder público - 1,1 bilhão de reais. A cifra correspondeu a 4,4% do total de compras dos três níveis de governo no mesmo mês. Em segundo lugar, vem novembro, com 521,8 milhões de reais, 2,7% do total licitado naquele mês.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

United aposenta 'modo avião' com teste de Wi-Fi da Starlink usando avião da Embraer

Cofundador do OnlyFans lança plataforma rival de conteúdo adulto

Gigante chinesa HoYoverse investe em IA após queda nas receitas de jogos

Apple pode lançar iPhone 'quase todo de vidro' em 2027, diz analista