E-Título: aplicativo pode ser utilizado para identificar o eleitor junto aos mesários (Marcelo Cassal Jr. / Agência Brasil/Divulgação)
As eleições gerais acontecem amanhã, domingo, 2, e muitos eleitores devem usar o e-Título, versão digital do título de eleitor, para se identificar na hora da votação.
O e-Título, além disso, permite visualizar o número do documento de votação, justificar o voto, consultar informações junto à Justiça Eleitoral, entre outros recursos.
No entanto, este sábado é o último dia para emitir o documento pelo aplicativo do TSE. Para os eleitores que ainda não fizeram o processo de instalação do app e cadastro do documento, vale seguir os passos a baixo para evitar transtornos no domingo.
Caso tenha feito o cadastro da sua biometria, a foto do eleitor irá aparecer no aplicativo junto às outras informações. É dessa forma que o documento virtual substitui a identidade ou carteira de motorista. Portanto, para votar com o e-Titulo sem biometria, você deverá apresentar também um documento com foto.
Ao navegar pelo aplicativo do e-Título, o eleitor pode encontrar uma série de informações referentes às eleições. Entre elas a emissão de algumas certidões.
Confira abaixo algumas das informações e funções presentes no e-Título:
Para maiores informações sobre o e-Título e sobre as eleições de 2022 no geral, o TSE conta com um FAQ, atendimento via WhatsApp e ouvidorias regionais.
Sim, o título de eleitor impresso continua valendo, mas lembre-se que para votar com ele é necessário apresentar um documento com foto (como RG ou carteira de motorista).