Tecnologia

Como uma gata inspirou o maior site de serviços pet do país

Em 2010, André Fossa estava nos EUA com uma gata prestes a morrer. Quatro anos depois, a gata está viva e seu site AgendaPet é o maior em serviços pet no Brasil


	Gato: no ar desde dezembro de 2012, AgendaPet reúne 12.300 prestadores de serviço
 (Vyacheslav Oseledko/AFP/AFP)

Gato: no ar desde dezembro de 2012, AgendaPet reúne 12.300 prestadores de serviço (Vyacheslav Oseledko/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 14h34.

São Paulo - Era 2010. Mia Farrow teria só mais três meses de vida - segundo o veterinário. Por sorte, outra especialista discordou do diagnóstico e decidiu operar a gata - que está viva até hoje. O caso inspirou André Fossa a criar o AgendaPet, o maior portal de serviços pet do Brasil hoje.

Com 12.300 prestadores de serviço da área cadastrados, o site registra média de 400 mil visitantes únicos por mês. Desde o lançamento em dezembro de 2012, foram 2,5 milhões de acessos registrados.

"As pessoas não sabem que existe dentista para pet, por exemplo", afirmou Fossa, atual presidente-executivo da startup, em entrevista a XAME.com.

Até bem pouco tempo atrás, o site oferecia apenas 90 serviços - todos em São Paulo. Porém, 4 meses de garimpagem e triagem de dados disponíveis na internet permitiram o salto na oferta de veterinários, passeadores e outros profissionais. Por trás da empreitada, está uma equipe de cerca de 12 pessoas.

AgendaPet

Quem acessa hoje o AgendaPet se depara com prestadores de serviço separados por área de atuação, tipo de bicho atendido e bairro onde atendem - além de cerca de mil textos sobre cuidados com animais.

Na página de cada profissional, é possível saber seu telefone, e-mail e agendar um atendimento. Após sua execução, é possível avaliá-lo no site.

Hoje, a maior fatia do faturamento do AgendaPet vem das assinaturas oferecidas ao prestadores de serviço. Elas permitem que eles tenham acesso a vantagens como perfis escritos pelos redatores do site - entre outros.


"Além das assinaturas, parte da receita vem de publicidade no site", afirmou Fossa. Segundo ele, concorrentes do AgendaPet como o Cachorrogato e o YesPets não assustam por não serem tão grandes quanto o site se tornou.

Futuro

E os planos de Fossa são de crescer ainda mais. Ele lembra que o mercado pet movimenta hoje no Brasil cerca de 15 bilhões de reais, mas 14% dos donos de animais não fazem consultas preventivas de seus bichos.

Sendo assim, Fossa planeja investir em um site responsivo e no desenvolvimento de um app a partir de maio para potencializar sua audiência em tablets e smartphones - que já originam 36% do fluxo do site. Outra meta é permitir a confirmação do agendamentos de atendimentos por SMS.

"A gente quer eliminar o problema de falta de informação na hora de escolher quem vai atender o seu pet", resume ele.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisGatosInternetpet-shopsSitesStartups

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?