Colaboradora
Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 10h25.
Ao perder ou ter um celular roubado, o usuário pode tentar localizá-lo usando ferramentas nativas dos sistemas operacionais do próprio aparelho (Android ou iOS). Também é possível fazer a busca por meio do Google Maps ou por aplicativos terceiros, baixados nas lojas de apps.
Em todos os casos, para que a busca funcione, o serviço de localização precisa estar ativado. A boa notícia, no entanto, é que, em alguns casos, é possível encontrar o aparelho mesmo que este esteja desligado. Veja o passo a passo a seguir:
É possível localizar qualquer aparelho — Android ou iOS — por meio do serviço Encontre Meu Dispositivo. Essa função é ativada assim que o usuário faz login no celular com sua conta Google, e para usá-la, basta:
Nos telefones iOS, é preciso:
Caso o usuário note que foi vítima de um crime, poderá apagar todos os dados do smartphone para evitar o acesso indevido a contatos, dados de cartões, mensagens e outros arquivos pessoais.
Os celulares que têm sistema Android podem ser buscados de diferentes maneiras, a depender da marca. Nos modelos Galaxy da Samsung é possível usar o Samsung Find My Mobile. Para isso, é necessário:
O histórico de localização será atualizado a cada 15 minutos, e antes de excluir todos os dados para proteger o telefone, será possível fazer um backup para guardar as informações que deseja.
Já quem tem um aparelho da marca Xiaomi, pode usar o iCloud. Por meio dessa plataforma, é possível fazer o rastreio, emitir um som para encontrar o smartphone e até apagar todos os dados remotamente. Para isso, basta seguir os passos:
Para localizar um celular com sistema iOS é preciso que a conta iCloud esteja conectada e ativa.Também é necessário que as funções Buscar iPhone, Rede Buscar e Enviar última localização estejam funcionando. Para ativá-las, vá até Ajustes, ID Apple e Buscar. Em seguida, é necessário seguir as orientações:
Caso note que foi furtado ou roubado, o dono do iPhone poderá acionar o Modo Perdido, que bloqueia o celular e mostra uma mensagem de recuperação ou clicar em Apagar iPhone para que todos os dados do aparelho sejam deletados.
Alguns aplicativos de terceiros também servem para rastrear o celular roubado. Para usá-los, no entanto, é preciso fazer o download na loja de apps. Os mais conhecidos são:
Além dos aplicativos de rastreamento — nativos ou não —, também é possível encontrar um celular pelo IMEI, conjunto único de números que identifica cada aparelho. Para descobrir qual é o código do seu celular, o usuário poderá conferir na nota fiscal, na caixa do aparelho ou digitando *#06# na tela principal.
Com o número em mãos, o dono do aparelho poderá tentar localizá-lo ligando para a operadora de telefonia ou fazendo um boletim de ocorrências na polícia
Também é possível usar a localização em tempo real do WhatsApp para tentar encontrar um aparelho roubado. Para isso, o aparelho precisaria ter conexão com a internet, estar com o GPS ligado e compartilhar o local com outro contato.
Outro serviço que também utiliza localização em tempo real e pode ser uma ferramenta para encontrar smartphones roubados é o Google Maps. Para isso, é preciso ter o aplicativo instalado no aparelho e seguir os passos:
Ao seguir essas orientações, o app manterá um registro dos locais visitados pelo celular rastreado. Caso o aparelho seja roubado ou perdido, será possível consultá-lo para tentar localizá-lo. Para isso, basta acessar a conta Google em um outro dispositivo.