Tecnologia

Como Edward Snowden envia seus e-mails ultrassecretos

Conheça o serviço Lavabit, que Edward Snowden usa para enviar mensagens cifradas


	Jornais com notícias sobre Snowden: ele não descuida da segurança ao se comunicar por e-mail 
 (Bobby Yip/Reuters)

Jornais com notícias sobre Snowden: ele não descuida da segurança ao se comunicar por e-mail  (Bobby Yip/Reuters)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 12 de julho de 2013 às 18h06.

São Paulo -- Mandar uma mensagem sigilosa pelo Gmail ou outro webmail similar pode ser má ideia, já que não há garantia de privacidade nesses serviços. Edward Snowden, o jovem que revelou ao mundo o colossal esquema de espionagem da NSA americana, certamente sabe disso. 

Segundo Max Fischer, do jornal Washington Post, Snowden envia suas mensagens via Lavabit, um serviço de e-mail alternativo que tem pouco mais de 350 mil usuários. O Lavabit usa servidores próprios e criptografa todas as mensagens antes da transmissão, além de ter proteções contra contaminação por malware e spam.

O site da Lavabit informa que a empresa foi fundada em 2004, com o nome de Nerdshack. “Na época, os fundadores sentiam que o Gmail era um ótimo serviço, mas o Google estava ativamente violando a privacidade dos usuários ao exibir anúncios relacionados com palavras em seus e-mails”, diz um texto no site.

O serviço usa criptografia forte. Uma vez cifrada a mensagem, é preciso ter uma senha para decifrá-la. Ainda que a NSA possa quebrar a criptografia com seus poderosos computadores, isso exigiria tempo. A proteção criptográfica é um obstáculo considerável para os espiões.

Contas básicas no Lavabit são gratuitas, mas existem também opções pagas que permitem enviar e armazenar um volume maior de mensagens, além de não exibir anúncios. Além desse, existem outros serviços que permitem enviar mensagens cifradas, como o Sendinc

A insegurança de serviços de webmail como o Gmail é conhecida. No ano passado, o general americano David Petraeus renunciou à direção da CIA depois que mensagens no Gmail revelaram um caso extraconjugal dele. Se Petraeus tivesse sido cuidadoso como Edward Snowden talvez não tivesse perdido o cargo.

Acompanhe tudo sobre:E-mailEdward SnowdenEspionagemInternetNSAPrivacidadeseguranca-digitalServiços online

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro