Tecnologia

Como é feito um iPhone? Com 187 fornecedores, apenas 30 não têm presença na China

Produção do aparelho usa 2.700 peças, mas menos de 5% são fabricadas nos Estados Unidos

Janaina Camargo
Janaina Camargo

Redatora na Exame

Publicado em 29 de abril de 2025 às 16h46.

Última atualização em 29 de abril de 2025 às 16h58.

A guerra tarifária envolvendo os Estados Unidos e a China coloca a Apple no centro de uma disputa que pode afetar diretamente a sua produção, já que grande parte dos produtos da companhia é fabricada em território chinês.

Diante das tensões políticas e com riscos de uma possível alta nos preços dos dispositivos, a Business Insider apurou como é feita a montagem do aparelho que acumula 2,8 bilhões de unidades vendidas desde 2007.

A Apple trabalha com 187 fornecedores, em 28 países. Desse total, apenas 30 não têm presença na China.

Como é a montagem do iPhone?

Para um iPhone ficar pronto, é necessário 2.700 peças diferentes e menos de 5% delas são fabricadas nos EUA, segundo a International Data Corporation. Entre as peças, estão o invólucro de vidro, os lasers usados no Face ID e os chips, que incluem o processador e o modem 5G.

O vidro da tela de um iPhone também feito nos EUA, mas os componentes de sensibilidade ao toque como a tela retroiluminada e a camada de interação, são feitos, principalmente, na Coreia do Sul e no Japão. A maioria dos elementos de alta tecnologia também são produzidos em Taiwan.

Já a estrutura dos aparelhos é feita por meio de uma única peça de alumínio, moldada através de máquinas altamente especializadas, disponíveis em larga escala apenas na China.

Além disso, a Apple utiliza 74 pequenos parafusos que mantêm o iPhone unido, essas peças são fabricadas principalmente na China e na Índia, sendo fixados manualmente.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneTecnologia

Mais de Tecnologia

ChatGPT passa a sugerir produtos com base em busca, mas OpenAI nega que sejam anúncios

Samsung pode estar prestes a lançar o celular dobrável mais fino do mundo

Vai no show da Lady Gaga em Copacabana? Veja como localizar amigos em tempo real

Agridrones planeja faturar R$ 200 milhões com avanço dos drones agrícolas