São Paulo - Fenômenos tecnológicos fazem parte do cotidiano. Mas como eles seriam há décadas? O Instagram já apareceu aqui em EXAME.com e envolveria disquetes e fitas cassete. Veja aqui vídeos do série fictícia Wonders of the World Wide Web (Maravilhas da Rede Mundial de Computadores, em tradução livre) mostrando como seriam as tecnologia de hoje, no passado.
O vídeo explicativo sobre o Facebook mostra imagens em baixa qualidade como nos anos 90 e ironiais que servem até para os dias de hoje. "Graças ao Facebook, todos seus amigos podem saber que você está cansado. A tecnologia não é incrível?", pergunta a narradora.
Um dos grandes sucessos dos anos 80 foi o Pac Man. Isso só aconteceu porque essa versão de Angry Birds não estava lá para competir. A estética de um jogo de 8 bits combina bem os pássaros. Quem não trocaria a versão de iPhone ou Android por essa vintage?
Nos anos 90, com a taxa de transferência de dados na internet tão lenta, os vídeos seriam de baixíssima qualidade. Na explicação sobre o YouTube, a narradora compara a qualidade de transmissão com o grande sucesso de vídeo na época: o VHS. A imagem online seria um pouco pior do que a do VHS, mas ainda assim seria possível reconhecer o que está na tela - com um pouco de esforço.
Apenas o começo do vídeo já desperta uma nostalgia. Aquela barulheira de conexão da internet discada nunca será esquecida por quem presenciou tais tempos. O vídeo mostra o Google nos anos 80. Com uma interface completamente crua, o usuário poderia visualizar basicamente textos curtos. Seria bem difícil encontrar alguma coisa lá.
Outro jogo que ganha visual antigo é o Draw Something. O visual do jogo parece uma versão piorada do Paint. O desenho, sem resolução suficiente, fica completamente pixelado. A trilha sonora é um show à parte.Fica o desafio: você consegue acertar o desenho antes que o vídeo mostre a resposta?
Com uma velocidade de conexão lenta, seria impossível conversar no Skype como hoje. No vídeo, a conversa (que não vai a lugar nenhum) demora minutos. Baixa qualidade de som e lentidão na transmissão das mensagens. Nos anos 80, seria difícil chamar o Skype de mensageiro instantâneo.
O LinkedIn nos anos 80 seria feio. Muito feio. O vídeo imaginando a rede profissional pega pesado no design. Uma tela azul sem qualquer imagem e muito texto. Depois de escrever uma recomendação a outro profissional, o que pode ser feito? Imprimir.
Ainda hoje ouvir música por streaming não é tarefa das mais fáceis. Se o 3G falha, não tem solução. O vídeo do Spotify imagina como seria ouvir música pela internet nos anos 80. Espere músicas em qualidade bem baixa e alguma diversão.