Tecnologia

Comércio eletrônico tem recorde de reclamações após fusão

Dezembro, mês que consolidou a união de Submarino, Americanas.com e Shoptime representou 44,8% das reclamações do ano todo de 2007

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 18h44.

A consolidação das lojas virtuais Americanas.com, Submarino e Shoptime em uma única empresa, a B2W, no final do ano passado parece não ter agradado aos consumidores. Segundo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), só em dezembro, mês em que a operação foi efetivada, foram registradas 44,8% das reclamações do ano todo.

De acordo com o levantamento, apresentado nesta sexta-feira (14/03), em 2007 foram 453 queixas envolvendo empresas de comércio eletrônico. De janeiro a novembro o total chegou a 250 - uma média de 22,72 reclamações mensais. Só em dezembro foram 203.

No ano, as reclamações somadas de Submarino, Shoptime e Americanas.com somaram 136. Desse total, 70 não foram atendidas. "As principais reclamações envolvem o descumprimento de prazos e entrega de produtos diferentes dos pedidos", diz Evandro Zuliani, diretor de atendimento e orientação ao consumidor do Procon-SP.

De acordo com o executivo, diante do grande volume de reclamações, a diretoria de fiscalização do Procon-SP foi acionada e foi aplicado um auto de infração ao grupo B2W, que poderá ser multado após o término do processo investigativo do Procon-SP.

Em nota, a B2W explicou que teve um crescimento expressivo em 2007 e que investe "constantemente" na melhoria de seus processos de atendimento. "Enquanto houver uma reclamação, vamos nos mobilizar para solucionar a questão o mais rápido possível, identificar onde falhamos e, com isso, evitar que o quadro se repita", afirmou a empresa.

Ranking de produtos

Entre as empresas mais reclamadas dentro do segmento de produtos de consumo, a campeã foi a Benq, que produz os celulares Siemens, com 744 reclamações - 522 delas não atendidas. Na seqüência apareceram Mitsubishi, Motorola e LG Electronics.

Pela primeira vez, uma das empresas que figurou nesse ranking foi a Positivo Informática, ocupando a 19ª posição. O destaque negativo ficou principalmente por conta do grande volume de queixas não resolvidas: 32 das 67 contabilizadas.

Acompanhe tudo sobre:AmericanasAtendimento a clientesB2WComércioe-commerceEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas de internetgestao-de-negocioslojas-onlineShoptimeSubmarino (loja)Varejo

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma