Tecnologia

Comedouro high tech para gatos tem até reconhecimento facial

O comedouro Bistro usa uma câmera para reconhecer o gato e monitorar sua alimentação. O projeto já captou 120 mil dólares no Indiegogo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2014 às 06h00.

São Paulo - Um novo gadget usa o reconhecimento facial para tornar a alimentação de gatos mais eficiente. Batizado de Bistro, o dispositivo foi criado em San Mateo, na Califórnia.

Quando um gato se aproxima do Bistro, uma câmera embutida no gadget e um algoritmo fazem o reconhecimento do bicho - que deve ter sido cadastrado na máquina pelo dono anteriormente.

Então, a alimentação é liberada. Enquanto isso, o animal é monitorado e seu dono é informado pelo smartphone sobre qualquer alteração de comportamento.

"Os gatos não falam por eles mesmos. Por isso, precisamos que o Bistro fale por eles", afirma em vídeo de divulgação do produto Mu-Chi Sung, especialista em tecnologias de reconhecimento facial e criador do Bistro.

Em menos de uma semana no site de financiamento coletivo Indiegogo, o projeto já captou cerca de 120 mil dólares.

Streaming

Além de reconhecimento facial, a câmera do Bistro é capaz de realizar transmissões via streaming no momento em que o gato está se alimentando. Para isso, basta que o dono do animal instale o app do gadget em seu smartphone.

Caso o ambiente esteja escuro, um sistema de lâmpadas LED proporciona a iluminação necessária. Outros recursos do Bistro são balança, bebedouro e conexão de rede sem fio Wi-Fi.

O gadget está sendo vendido no Indiegogo por 159 dólares e deve começar a ser entregue aos compradores em fevereiro de 2015. Com o sucesso da ideia, Sung já pensa em criar versões do Bistro para cães e outros animais domésticos no futuro.

A seguir, veja o vídeo de divulgação do Bistro (está em inglês):

//www.youtube.com/embed/Wiy8DRIuh9U

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaAnimaisInovaçãoGadgetsGatosWi-FiCrowdfunding

Mais de Tecnologia

Microsoft apresenta Mico, novo rosto da inteligência artificial no Copilot

Apple perde ação no Reino Unido por taxas 'abusivas' na App Store

ChatGPT deixará de funcionar no WhatsApp a partir de 2026

Instagram libera 6 versões do ícone para adolescentes personalizarem o app