Tecnologia

Começa a funcionar o primeiro banco online da China

Administrado pela Tencent, o WeBank irá oferecer crédito fácil para pequenas empresas

webank (Divulgação)

webank (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 06h59.

A Tencent, uma das principais empresas de internet da China, lançou nesta segunda-feira (5) o primeiro branco privado online do país.

Chamado de WeBank, em referência ao WeChat (nome do messenger da empresa), a instituição financeira é a primeira a operar exclusivamente na internet na China.

A Tencent foi uma das dez empresas que recebeu autorização do governo chinês em 2014 para começar a operar cinco bancos privados no país.

O objetivo da China é estimular a oferta de crédito às pequenas empresas, que têm dificuldades para conseguir emprestimos com os bancos estatais.

Durante o lançamento do WeBank, o primeiro ministro da China Li Keqiang afirmou que o país irá "reduzir custos e oferecer benefícios práticos para pequenos clientes, forçando as instituições financeiras tradicionais a acelerar as reformas necessárias."

De acordo com o jornal Financial Times, o primeiro emprestimo do WeBank foi para um caminhoneiro, que tomou um crédito de 35 mil yuans (cerca de 15 mil reais).

Outra empresa de internet da China que deve começar a operar um banco nos próximos meses é a Alibaba, concorrente da Tencent nos campos do e-commerce e apps de mensagens.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBancosChinaFinançasINFO

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre