Tecnologia

Com um novo Walkman retrofuturista, a Sony seduz audiófilos pela nostalgia

O aparelho com tela de 3,6 polegadas promete até 36 horas de música em alta qualidade e interface Android 12

NW-A306, da Sony: equipado com o mecanismo DSEE (Digital Sound Enhancement Engine) (Sony/Reprodução)

NW-A306, da Sony: equipado com o mecanismo DSEE (Digital Sound Enhancement Engine) (Sony/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de janeiro de 2023 às 15h49.

Última atualização em 4 de abril de 2023 às 12h06.

A japonesa Sony anunciou na semana passada um novo modelo do tradicional Walkman, um dos mais populares tocadores de fitas K7 dos anos de 1980 e 1990. Chamado de NW-A306, o novo dispositivo com cara smartphone e visual retrô, promete qualidade de áudio superior a um preço acessível, se comparado a outros escutadores do tipo.

LEIA TAMBÉM: Sexo virtual seguro: empresa francesa lança app com criptografia dedicado ao sexting

Lançado para os consumidores do europeus, o novo aparelho é vendidos a 350 libras no Reino Unido ou 400 euros na Europa, e chega com forte apelo com os audiófilos, que até então só encontravam opções mais caras da marca

Junto disso, ao custo de quase R$ 2,2 mil, além de compatível com a maioria dos fones de ouvido, o produto roda Android 12 e vem equipado com o mecanismo DSEE (Digital Sound Enhancement Engine).

A tecnologia DSEE é alimentada por inteligência artificial e realiza um upscaling dos arquivos de música digital compactados, cujo resultado é uma experiência de audição premium. Esse algoritmo, no qual a Sony vem trabalhando ao longo do tempo, visa um som limpo, de alta qualidade, que é o mesmo presente nos melhores fones de ouvido sem fio do mercado.

Parecido com um smartphone comum, o NW-A306 tem tela sensível ao toque de 3,6 polegadas, botões físicos e pesa apenas 113 gramas. O dispositivo pode ser facilmente levado no bolso. Ele tem uma estrutura de alumínio fresado para minimizar a impedância e produzir “som estável e graves sólidos”, segundo a fabricante.

O dispositivo permite a instalação dos melhores aplicativos de streaming de música, como o Spotify, e promete a reprodução contínua de 26 horas de reprodução contínua com uma única carga — ou 36 horas com arquivos no formato FLAC de 44,1 KHz.

Acompanhe tudo sobre:MúsicaSonySpotify

Mais de Tecnologia

iOS 26 chega aos iPhones nesta segunda-feira, 15; veja seu aparelho terá a atualização

TikTok: secretário dos EUA diz que China fez exigência 'muito agressiva' sobre venda do aplicativo

Quanto custa assinar os 12 streamings mais populares no Brasil?

Dona da Rolling Stone processa Google por resumo de IA no buscador