Tecnologia

Com parceria acadêmica, Wikipedia quer mais brasileiros

A representante no Brasil da Wikimedia Foundation, que mantém a enciclopédia colaborativa, trabalha para aprimorar verbetes e atrair usuários

A paulistana Oona Castro tem como missão ampliar a quantidade, e também a qualidade, dos verbetes em língua portuguesa do serviço (Peter MacDiarmid / Getty)

A paulistana Oona Castro tem como missão ampliar a quantidade, e também a qualidade, dos verbetes em língua portuguesa do serviço (Peter MacDiarmid / Getty)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2012 às 20h22.

Desde março, a paulistana Oona Castro, de 32 anos, é responsável no Brasil pelos projetos da Wikimedia Foundation, que mantém a enciclopédia colaborativa Wikipedia. Sua missão é ampliar a quantidade, e também a qualidade, dos verbetes em língua portuguesa do serviço – uma coleção de artigos que já figura entre as dez maiores da enciclopédia.

Para alçar voos mais altos, o plano já foi traçado: por meio de uma parceria, professores e alunos de algumas das principais universidades brasileiras, como USP e UFRJ, estão incrementando os artigos eletrônicos da enciclopédia. "Além de aumentar a qualidade dos verbetes, essa parceria vai fomentar mais debates na rede", diz Oona. Confira a seguir a entrevista que ela concedeu ao site de Veja.

- Como você chegou à Wikipedia?

Oona Castro: A Wikimedia Foundation sabe da importância do Brasil para seu crescimento. Ao tentar ampliar seu potencial no país, abriu um processo seletivo para a contratação de um diretor para controlar as operações locais. Participei de uma série de entrevistas com uma grande empresa de recrutamento, que procurava uma explicação sólida para o fato de a comunidade de adeptos da Wikipedia em português não apresentar uma evolução constante. Acredito que ninguém tenha uma resposta cabal para o problema, mas minha observações devem ter despertado o interesse deles.

- O escritório local deve ser aberto em 2013: será mesmo em São Paulo?

Oona: Ainda não definimos nosso local de trabalho, mas é provável que seja realmente em São Paulo, com uma equipe restrita a cinco ou seis funcionários, e instalado em um ambiente de coworking (escritório coletivo, com divisão de custos, que reúne profissionais de diferentes setores), uma vez que não há o objetivo de permanecer no Brasil por mais de três anos.

- O que ganham os usuários brasileiros com a chegada da fundação?

Oona: Queremos incrementar os verbetes lusófonos na Wikipedia, além de promover parcerias com instituições para ampliar o conhecimento em rede. Essas iniciativas vão fomentar discussões na web. Quem ganha, neste caso, é o leitor que busca uma informação precisa na rede.

- Que tipos de parcerias vocês buscam?

Oona: Nossa estratégia é estreitar laços com entidades voltadas ao ensino. Há dois meses, cinco professores dos cursos de biblioteconomia e arquivologia da Unesp, física e filosofia da USP, história da UniRio e física da UFRJ aderiram ao Global University Program. Esse programa-piloto, criado em 2010 e disponível em seis países, busca capacitar e auxiliar estudantes, professores e pesquisadores que querem atuar como editores do serviço. Consequentemente, isso eleva a qualidade dos verbetes e acrescenta a eles rigor científico. Nos próximos meses, estudaremos a possibilidade de contar com mais voluntários das universidades.


- Qual o resultado da parceria?

Oona: Desde o segundo semestre de 2011, uma professora de história da UniRio convoca seus alunos a debater a disciplina de história romana na Wikipedia. Nesse período, o tema vem provocando um grande debate virtual, com a inclusão de novos conteúdos: já foram acrescentados mais de 20 verbetes. E eles têm uma qualidade impressionante.

- Como são definidas as hierarquias no serviço?

Oona: Qualquer colaborador é um editor. Os administradores e eliminadores (responsáveis por excluir páginas em razão de violação de direitos autorais ou má tradução) são escolhidos pela própria comunidade, mas para pleitear a função o usuário tem que obrigatoriamente ser autor de 2.000 edições. Outro atributo importante é saber se comportar diante da comunidade e conhecer, sobretudo, as regras da Wikipedia. O administrador não tem nenhum poder sobre nenhum editor.

- Quais são os reais motivos que levam brasileiros a produzir conteúdos na Wikipedia?

Oona: Suponho que seja a sensação de se sentir importante para a sociedade, além da possibilidade de discutir assuntos que são apaixonantes. Esses são ingredientes imprescindíveis.

- O usuário brasileiro da Wikipedia deve esperar novidades?

Oona: Sim. Dificilmente realizamos mudanças visuais no serviço, mas é certo que vamos aprimorá-lo para atrair novos colaboradores.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilInternetSitesWikipedia

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo