Tecnologia

Com Gmail Inbox, Google quer reinventar o e-mail novamente

Inbox by Gmail, novo app do Google, renova o serviço de e-mail com uma caixa postal que se organiza sozinha

Inbox: o app agrupa as mensagens por tema e por remetente (Reprodução / YouTube/Reprodução)

Inbox: o app agrupa as mensagens por tema e por remetente (Reprodução / YouTube/Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 23 de outubro de 2014 às 12h19.

São Paulo -- Dez anos atrás, o Google renovou o conceito de e-mail com o Gmail. Agora, a empresa tenta dar outro salto à frente com o Inbox by Gmail, app de e-mail que organiza a caixa postal do usuário automaticamente. 

A interface para leitura de mensagens do Inbox é bastante diferente da tradicional. Por isso, o Google, aparentemente, avaliou que poderia deixar os usuários perdidos se incorporasse as novidades ao app atual do Gmail. 

Em vez disso, a empresa lançou o Inbox como aplicativo separado. Ele é usado com a conta do Gmail e recebe e envia mensagens por meio desse serviço do Google. Se for bem aceito, poderá gradualmente substituir o app atual. 

O Inbox está disponível tanto na web (só para o browser Chrome) como na forma de apps para Android e iPhone. Mas, por enquanto, só convidados podem usá-lo (quando o Gmail foi lançado, dez anos atrás, também era assim). 

Quem quiser obter um convite deve enviar um e-mail para inbox@google.com usando sua conta do Gmail. Em nossos testes, o Inbox funcionou sem falhas apesar de ser um produto ainda imaturo.

A principal diferença entre o Inbox e os apps de e-mail tradicionais é que ele exibe as conversas agrupadas por temas ou por contato. As mensagens relacionadas com uma determinada viagem, por exemplo, tendem a ser reunidas num mesmo grupo. 

Esse processo é automático e, às vezes, falha. Mas o usuário também pode criar grupos e acrescentar mensagens a eles manualmente. Fora isso, o Gmail aprendeu alguns truques novos com o Inbox. 

Pode-se adiar a exibição de uma mensagem, marcar várias delas como concluídas (o que faz com que sejam movidas para uma área separada) e fixar as mais importantes no alto da caixa de entrada. Fotos incluídas no e-mail são exibidas na própria caixa de entrada. É possível visualizá-las sem abrir a mensagem.

O Inbox também permite definir lembretes, que aparecem no alto da caixa de entrada. Dependendo do que estiver escrito neles, o app fornece informações relacionadas obtidas na web. Se for algo como Comprar ingressos para o show da Banda X, pode aparecer um link para o site que vende os ingressos. 

O Inbox ainda lista os contatos com quem você se corresponde com mais frequência. Basta tocar num deles para começar a escrever uma mensagem. Este vídeo do Google (em inglês) mostra o Inbox em uso:

//www.youtube.com/embed/ayFAQ2OoJaA?rel=0&controls=0&showinfo=0

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPhoneE-mailEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGmailGoogleInternetiPhoneTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Dois anos depois, Meta mantém vivos ideais do antigo Twitter com Threads integrado ao Fediverse

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones