Tecnologia

Com foco em fotos, Sony lança Xperia XZ e X Compact

Gadgets têm uma série de tecnologias de melhoria de imagem para fotografias mais fieis ao mundo real

Xperia XZ: smartphone da Sony tem câmera com sensor de 23 MP (Divulgação/Sony)

Xperia XZ: smartphone da Sony tem câmera com sensor de 23 MP (Divulgação/Sony)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 1 de setembro de 2016 às 16h11.

São Paulo – A Sony apresentou seus novos smartphones com foco em fotografia, durante a IFA 2016, a feira de tecnologia de Berlim. São dois modelos: o Xperia XZ é o topo de linha, com tela de 5,2 polegadas, e o Xperia X Compact é um celular de tela pequena, com 4,6 polegadas. 

Câmera e design são as principais apostas da Sony nesses dois produtos. Eles se encaixam bem nas mãos do usuário e passam a impressão de serem aparelhos sofisticados e de alto custo, em parte, por conta do revestimento de metal e de sua parte traseira lisa. 

O Xperia XZ tem câmeras com sensores de 23 MP (principal) e 13 MP (frontal), enquanto o Xperia X Compact tem um conjunto de câmeras de 23 MP e 5 MP. 

Em suas câmeras principais, os dois produtos contam com uma tecnologia chamada de sensibilidade tripla nos sensores. Segundo a Sony, isso permite que o usuário fotografe cenas em movimento com cores fieis à vida real. O recurso é combinado ao autofoco, ao sensor preditivo de foco e a melhorias de imagem para gerar fotos de qualidade em "virtualmente qualquer condição". 

Toda essa tecnologia, porém, não se mostrou tão eficiente conforme anunciado em testes no mundo real, segundo análise do The Verge.

Ambos os smartphones têm leitores de impressões digitais para desbloqueio de tela. Os sensores ficam nos botões "power", que ficam na lateral dos aparelhos. Esse recurso, contudo, pode variar de mercado para mercado – mas deve chegar nos produtos que serão lançados aqui. No entanto, além da tela, os gadgets também têm diferenças por dentro.

O Xperia XZ tem processador Qualcomm Snapdragon 820, 3 GB de memória RAM, bateria com capacidade de 2.900 mAh e 32 GB de armazenamento interno – com suporte para cartão microSD. Já o modelo Xperia X Compact é mais fraco. Ele tem processador Snapdragon 650, 3 GB de RAM, 32 GB de memória (também há suporte para cartão) e bateria de 2.700 mAh. 

Xperia X Compact: produto tem tela HD de 4,6 polegadas (Divulgação/Sony)

A resolução da tela dos aparelhos pode desagradar os aficionados por imagens. O smartphone topo de linha tem resolução de tela Full HD, enquanto competidores oferecem Quad HD, e a versão compacta tem display HD. Vale notar, porém, que conteúdos com resolução acima do padrão Full HD são raros fora das plataformas online Netflix e YouTube.

O Xperia XZ e o X Compact ainda não têm previsão de lançamento ou preços definidos para o mercado brasileiro, em parte, pela imprevisibilidade da variação do dólar. Os aparelhos serão importados. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas japonesasGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesSonyXperia

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma