Tecnologia

Com a morte do Symbian, Android deve chegar a 45% do mercado

Um estudo da ABI Research prevê que a decadência do sistema Symbian, da Nokia, vai criar um vácuo no mercado de smartphones que será ocupado principalmente pelo Android

O Android deve liderar o mercado de smartphones nos próximos anos (Reprodução)

O Android deve liderar o mercado de smartphones nos próximos anos (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 2 de abril de 2011 às 06h12.

São Paulo — Na avaliação da ABI Research, a decadência do sistema operacional Symbian, da Nokia, vai criar oportunidade para que outras plataformas aumentem sua participação no mercado de smartphones. O maior beneficiado deverá ser o Android, seguido pelo iOS, da Apple.

Essa conclusão faz parte de um estudo sobre o mercado de smartphones que ABI Research divulgou nesta semana. A pesquisa aponta que o sistema operacional do Google, que hoje disputa a liderança com o Symbian, está presente em 69 milhões de aparelhos vendidos em 2010. Ele deverá conquistar 45% de participação até 2016, prevê a ABI.

A Nokia divulgou, há poucos dias, uma carta aberta aos desenvolvedores em que se compromete a continuar atualizando o Symbian. Ainda assim, como a empresa tem uma parceria com a Microsoft nessa área, espera-se que ela substitua gradualmente o Symbian pelo Windows Mobile.

Apple também ganha

O estudo aponta que a Apple também deverá se beneficiar da derrocada do Symbian. Seu sistema operacional iOS teve 15% de participação no mercado em 2010. Até 2016, a parcela da Apple deverá crescer para 19%.


Para a ABI, o Blackberry, da Research in Motion (RIM), terá bom desempenho no segmento em que é líder – o dos smartphones para uso corporativo. Mesmo assim, sua participação deve cair de 16% para 14%. "Isso não significa que eles vão vender menos", diz Kevin Burden, vice-presidente da ABI. "A RIM encontrou seu nicho, mas o mercado de consumo vai crescer mais rapidamente do que ele."

Samsung faz sucesso com o Bada

Entre as plataformas que chegaram mais recentemente ao mercado, a ABI vê boas perspectivas para o Bada, da Samsung, um sistema operacional voltado para smartphones de baixo custo. “Com 4 milhões de unidades vendidas em 2010 (1,5% do mercado), o Bada decolou muito bem. Pode atingir 10% do mercado até 2016", prevê Michael Morgan, analista sênior da ABI.

Para os analistas da ABI, o Windows Phone 7, da Microsoft, também deve se concentrar em aparelhos de baixo custo. Mas seu futuro não parece tão brilhante. "Houve 2 milhões de aparelhos com Windows Phone 7 vendidos no último trimestre do ano. Mas eles terão de conseguir um sucesso incrível por meio dos canais da Nokia para chegar a 7% do mercado até 2016", diz Morgan.

Nas contas da ABI, o mercado total de smartphones atingiu 302 milhões de unidades vendidas em 2010. O número é 71% maior que o registrado em 2009. Nos próximos cinco anos, esse mercado deve continuar crescendo a uma taxa média de 19% ao ano.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaiPhonePesquisas de mercadoSmartphones

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes