Tecnologia

Cofundador do Reddit Alexis Ohanian se junta a bilionário Frank McCourt para comprar TikTok

Alexis Ohanian atuará como conselheiro estratégico especializado em redes sociais da proposta de comprar o TikTok que visa dar mais controle aos usuários de seus dados

TikTok precisar ser vendido para uma empresa nos EUA, caso contrário será banido no país (Anthony Kwan/Getty Images)

TikTok precisar ser vendido para uma empresa nos EUA, caso contrário será banido no país (Anthony Kwan/Getty Images)

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 5 de março de 2025 às 12h03.

Tudo sobreTikTok
Saiba mais

O cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, se juntou a Frank McCourt, bilionário do mercado imobiliário dos Estados Unidos, em um lance para comprar as operações do TikTok nos Estados Unidos. Segundo a Reuters, ele atuará como conselheiro estratégico especializado em redes sociaisOhanian é um pioneiro da internet que fundou o Reddit com um colega de quarto na Universidade de Vigínia.

McCourt chamou o seu projeto de adquirir o TikTok de “O lance do povo” por conta dos planos de permitir que usuários controlem como seus dados serão usados e compartilhados. "Onde ele [Alexis Ohanian] pode ajudar mais é validando, mas também socializando o que estamos fazendo" afirmou McCourt a Reuters.

Em um post no X (antigo Twitter), Ohanian confirmou sua participação no projeto para comprar o TikTok e escreveu: “Usuários deveriam possuir seus próprios dados. Criadores deveriam possuir suas próprias audiências”. "Estamos estabelecendo um novo padrão para o que é possível em comunidades digitais. Um TikTok do povo, pelo povo. Vamos ver se conseguimos fazer isso acontecer", disse. 

A intenção de McCourt de formar um consórcio de investidores para adquirir o TikTok já havia sido anunciada em maio de 2024. Uma lei dos Estados Unidos obriga o TikTok a ir para as mãos de uma empresa estadunidense para continuar a atuar no país. A plataforma chegou a sair do ar quando a lei começou a valer em 19 de janeiro, mas um decreto assinado por Donald Trump adiou o banimento da plataforma por 75 dias.

Outro grupo de investidores interessado no TikTok é liderado por pelo empreendedor Jesse Tinsley (fundador do site Employer.com), que apresentou uma proposta de compra à vista da rede social. Também faz parte desse grupo o maior youtuber do mundo, Jimmy Donaldson, conhecido na internet como MrBeast. 

Acompanhe tudo sobre:TikTokInternetFusões e AquisiçõesAppsEstados Unidos (EUA)

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump