Tecnologia

Código secreto no YouTube é um dos grandes mistérios da web

O canal Webdriver Torso já publicou 77 mil vídeos enigmáticos que ninguém consegue decifrar


	Sherlock Holmes: talvez nem o famoso detetetive conseguisse decifrar o Webdriver Torso
 (Marija Gjurgjan/SXC)

Sherlock Holmes: talvez nem o famoso detetetive conseguisse decifrar o Webdriver Torso (Marija Gjurgjan/SXC)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 20 de maio de 2014 às 10h13.

São Paulo -- Desde março de 2013, um canal do YouTube chamado Webdriver Torso vem intrigando internautas do mundo inteiro. Ele já publicou 77 mil vídeos, todos com duração de exatos 11 segundos.

O ritmo das publicações impressiona. A média é de um vídeo a cada 20 segundos. Neles, aparece uma sucessão de retângulos azuis e vermelhos que parecem formar uma espécie de código secreto. O áudio é uma sequência irritante de notas musicais agudas.

Até onde sabemos, ninguém, até agora, conseguiu decifrar seu significado. Além disso, muita gente já tentou entrar em contato com o dono do Webdriver Torso. Aparentemente, nunca houve resposta.

Teorias malucas sobre a razão para esses vídeos enigmáticos não faltam. Um usuário do site BoingBoing observa que o canal no YouTube lembra as chamadas estações de números da época da Guerra Fria.

Essas emissoras de rádio de ondas curtas transmitiam sequências de números e outros códigos que eram incompreensíveis para o ouvinte casual. Eram, geralmente, mensagens secretas dirigidas a espiões que atuavam em outros países.

Há quem diga que o Webdriver Torso pode ser um experimento sobre o comportamento na internet ou uma (longa) ação de marketing viral. O canal já tem 30 mil seguidores, o que é notável em vista do conteúdo totalmente desinteressante.

Há um produto com o nome Webdriver, uma ferramenta usada para teste de sites na web. Mas a empresa Selenium, dona desse produto, disse ao site Daily Dot que não tem nenhuma relação com o Webdriver Torso.

Talvez o canal no YouTube seja apenas uma brincadeira elaborada. Alguém pode ter desenvolvido um software robô capaz de produzir e publicar vídeos aleatórios seguindo um padrão de imagem e som. Se for isso, é provável não haja significado algum.

E vale notar que o YouTube conhece o Webdriver Torso. Basta fazer uma busca com esse nome no site para perceber isso. Os resultados são exibidos dentro de retângulos azuis e vermelhos.

Se você tiver um bom palpite sobre o que são esses vídeos, deixe um comentário abaixo. Este é um dos vídeos publicados hoje:

//www.youtube.com/embed/jaQi6vYOfI0?rel=0

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetVídeosYouTube

Mais de Tecnologia

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa

Estamos perto de um mundo sem senhas, diz Ann Johnson, da Microsoft

BYD supera Tesla em receita trimestral: expansão de veículos e controle de custos

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi