Tecnologia

Cocô de baleia pode ajudar a combater as mudanças climáticas

O lançamento das fezes das baleias ajuda o crescimento de fitoplâncton, plantas marinhas que ficam perto da superfície do oceano e que tiram CO2 da atmosfera

Baleia (nestor galina/Photopin/Reprodução)

Baleia (nestor galina/Photopin/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2014 às 12h28.

As baleias são nossas aliadas na luta contra o aquecimento global. Um novo artigo científico da Universidade de Vermont afirma que as fezes das baleias podem ajudar a combater as mudanças climáticas.

O estudo levou em consideração várias décadas de pesquisa sobre baleias de todo mundo. A conclusão é que, de fato, as baleias tem uma influência poderosa e positiva nos oceanos na batalha contra o aquecimento global.

Vale lembrar que as baleias quase foram extintas no século 20. Desde 1983, elas se recuperam após a caça da espécie ser proibida. Joe Roman, autor do artigo, disse ao Science Daily que com a recuperação das baleias após séculos de caça excessiva, a ciência começa a ver que elas desempenham um papel importante no oceano.

As fezes das baleias não servem apenas de comida para outros organismos. O estudo mostra que os dejetos das baleias também absorvem o carbono que os seres humanos lançam na atmosfera terrestre. O lançamento das fezes das baleias ajuda no crescimento de fitoplâncton, composto por plantas marinhas que ficam perto da superfície do oceano e que tiram CO2 da atmosfera por meio da fotossíntese.

Com enormes demandas metabólicas, as baleias são "engenheiras" do ecossistema do oceano. Comem muitos peixes e invertebrados, são vítimas de outros predadores, como as baleias assassinas, e distribuem nutrientes pela água. Colaboram para a criação do fitoplâncton e, consequentemente, diminuem a quantidade de carbono na Terra.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisAquecimento globalClimaINFOMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não