Tecnologia

Cobertura 4G chega ao Monte Everest

São Paulo - Montanhistas agora poderão realizar transmissões ao vivo de escaladas no Monte Everest por meio da tecnologia de rede 4G (LTE).

monte everest (Getty Images)

monte everest (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - Montanhistas agora poderão realizar transmissões ao vivo de escaladas no Monte Everest por meio da tecnologia de rede 4G (LTE).

As empresas Huawei e China Mobile anunciaram a instalação da tecnologia 4G em uma estação base a 5.200 metros de altitude, próxima ao cume do Monte Everest que fica a 8.848 metros. 

“Levar o 4G para o Monte Everest é um importante marco para o desenvolvimento da tecnologia LTE TDD. Nós estamos muito animados em tornar isso possível e pretendemos trabalhar com mais operadoras ao redor do mundo para levar a banda larga móvel de alta velocidade para todos os lugares”, disse David Wang, presidente da Huawei Wireless Networks.

A Huawei e a China Mobile já trabalharam na cobertura móvel no Monte Everest quando as duas empresas fizeram parte de um projeto que levou a cobertura GSM à montanha para um evento especial que levaria a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2008 ao local. 

As estações GSM no acampamento base do Monte Everest continuam a operar desde este período e com a integração da tecnologia 4G a intenção das empresas é auxiliar na proteção e segurança dos montanhistas.

A Huawei também entregou soluções 4G para outros pontos da região por meio de equipamentos integrados, estações de base, transmissão de microondas e dispositivos 4G. 

Há três anos uma empresa de telecomunicações do Nepal, chamada Ncell, lançou os primeiros serviços 3G no acampamento base do Monte Everest e realizou uma ligação com sucesso a 5.200 metros de altitude.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaTelefonia4GINFO

Mais de Tecnologia

RunTok transforma corrida em negócio bilionário e aposta de marcas no Brasil

China lidera o avanço do 5G e impulsiona o 5G-A como pilar da economia digital global

Uber retoma entregas com drones em parceria com a israelense Flytrex

China encerra investigação antitruste contra o Google e foca em medidas contra a Nvidia