Tecnologia

Clubhouse no Android? Criminosos criam aplicativo falso para roubar dados

Aplicativo ainda não está disponível para Android e versão falsa foi criada somente para roubar senhas dos usuários

Clubhouse: aplicativo se transformou em isca com versão falsa para roubar dados (Florian Gaertner/Photothek/Getty Images)

Clubhouse: aplicativo se transformou em isca com versão falsa para roubar dados (Florian Gaertner/Photothek/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 25 de março de 2021 às 10h51.

Um novo golpe está ameaçando a segurança digital de usuários que utilizam o sistema operacional Android e estão ansiosos pelo Clubhouse. Aplicativo do momento e disponível somente para iPhone, o programa ganhou uma cópia capaz de infectar e roubar dados dos smartphones.

A ameaça foi identificada recentemente pela empresa de segurança digital Eset. O golpe consiste em enganar usuários com um site falso e que estaria disponibilizando a versão do aplicativo da rede social de áudios para smartphones Android.

O site falso utiliza o mesmo endereço do original “joinclubhouse”, mas com uma terminação diferente. Em vez do tradicional “.com”, a URL ganha o sufixo “.mobi”. Na página falsa, há um ícone com o logo da Google Play, a loja de apps do Android e que permite iniciar o download – não faça isso.

De acordo com a Eset, tudo o que o usuário fará é instalar um trojan no smartphone. Este arquivo vai silenciosamente monitorar tudo o que é digitado no aparelho. Ou seja, todas as senhas e mensagens estarão sendo coletadas pelos criminosos.

Caso alguém já tenha sido vítima da farsa, o mais recomendado é formatar o smartphone e realizar a troca de todas as senhas utilizando um terminal seguro. Um dos sinais de que o smartphone pode estar infectado com o vírus é uma notificação que solicita a habilitação de serviços de acessibilidade.

Febre nos últimos meses, o Clubhouse ainda não conta com uma versão para Android. O cofundador e CEO da empresa, Paul Davison, afirmou recentemente que o aplicativo pode ser lançado para Android nos próximos meses, mais especificamente durante o verão nos Estados Unidos (entre junho e agosto).

Acompanhe tudo sobre:AndroidClubhouse (rede social)Hackersseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma