Tecnologia

Claro passa a oferecer conexão 4G em Curitiba

Capacidade atual de 10 MHz na cidade deve chegar a 40 MHz


	Curitiba: a cidade recebeu o 4G da Claro após as cidades de Recife, Campos do Jordão, Paraty e Búzios
 (Elaine Skowronski/Quatro Rodas)

Curitiba: a cidade recebeu o 4G da Claro após as cidades de Recife, Campos do Jordão, Paraty e Búzios (Elaine Skowronski/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 17h51.

A Claro começou nesta segunda-feira a oferecer conexão 4G em Curitiba, informou a terceira maior operadora móvel do Brasil em comunicado.

Segundo o documento, num primeiro momento a conexão terá capacidade de 10 MHz, mas deve expandir gradativamente até alcançar a capacidade completa na cidade cuja concessão do serviço foi adquirida no leilão 4G em junho de 2012, de 40 MHz.

Na ocasião, a Claro pagou 844,2 milhões de reais para adquirir o chamado lote 2, que inclui bandas com banda com largura de 20 MHz, além de conquistar a autorização para 450 MHz em áreas rurais em Estados do Norte e Nordeste e São Paulo.

A empresa, controlada pelo grupo mexicano America Móvil, já disponibiliza o serviço nas cidades de Recife, Campos do Jordão, Paraty e Búzios. Atualmente, a Claro oferece conexão 3G para a cidade de Curitiba, acrescentou a operadora.

Por acordo com a Fifa, a Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) definiu que as operadoras de telefonia móvel ofereçam conexão 4G até abril de 2013 nas cidades que receberão a Copa das Confederações. Já as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, categoria em que se enquadra Curitiba, devem ter o serviço até dezembro deste ano.

Em novembro, o presidente da operadora, Carlos Zenteno, afirmou que o prazo para instalar rede 4G comercial nas cidades que receberão a Copa das Confederações está "apertado". 

Acompanhe tudo sobre:3G4Gcidades-brasileirasClaroCuritibaEmpresasEmpresas mexicanasOperadoras de celularSanta CatarinaServiçosTelecomunicaçõesTelefonia

Mais de Tecnologia

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump

Microsoft faz 50 anos nesta sexta-feira; conheça o legado da empresa em 50 criações