Tecnologia

Claro passa a oferecer conexão 4G em Curitiba

Capacidade atual de 10 MHz na cidade deve chegar a 40 MHz


	Curitiba: a cidade recebeu o 4G da Claro após as cidades de Recife, Campos do Jordão, Paraty e Búzios
 (Elaine Skowronski/Quatro Rodas)

Curitiba: a cidade recebeu o 4G da Claro após as cidades de Recife, Campos do Jordão, Paraty e Búzios (Elaine Skowronski/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 17h51.

A Claro começou nesta segunda-feira a oferecer conexão 4G em Curitiba, informou a terceira maior operadora móvel do Brasil em comunicado.

Segundo o documento, num primeiro momento a conexão terá capacidade de 10 MHz, mas deve expandir gradativamente até alcançar a capacidade completa na cidade cuja concessão do serviço foi adquirida no leilão 4G em junho de 2012, de 40 MHz.

Na ocasião, a Claro pagou 844,2 milhões de reais para adquirir o chamado lote 2, que inclui bandas com banda com largura de 20 MHz, além de conquistar a autorização para 450 MHz em áreas rurais em Estados do Norte e Nordeste e São Paulo.

A empresa, controlada pelo grupo mexicano America Móvil, já disponibiliza o serviço nas cidades de Recife, Campos do Jordão, Paraty e Búzios. Atualmente, a Claro oferece conexão 3G para a cidade de Curitiba, acrescentou a operadora.

Por acordo com a Fifa, a Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) definiu que as operadoras de telefonia móvel ofereçam conexão 4G até abril de 2013 nas cidades que receberão a Copa das Confederações. Já as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, categoria em que se enquadra Curitiba, devem ter o serviço até dezembro deste ano.

Em novembro, o presidente da operadora, Carlos Zenteno, afirmou que o prazo para instalar rede 4G comercial nas cidades que receberão a Copa das Confederações está "apertado". 

Acompanhe tudo sobre:3G4Gcidades-brasileirasClaroCuritibaEmpresasEmpresas mexicanasOperadoras de celularSanta CatarinaServiçosTelecomunicaçõesTelefonia

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo