Tecnologia

Cisco e IDC vão estudar impacto da banda larga produtividade

Fabricantes de aparelhos e operadoras apresentam seus lançamentos durante evento GSM, em Barcelona

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.

Com o mercado de celulares dando sinais de desaquecimento, as fabricantes têm que se desdobrar para convencer os consumidores que ainda há bons motivos para trocar de aparelho. Se o termômetro é o número de lançamentos originais, tudo indica que as empresas estão vencendo essa batalha. Pelo menos é isso que se vê no Congresso 3GSM, que ocorre esta semana em Barcelona.

Nokia e Motorola, as duas principais fabricantes de celular do mundo, estão entre as empresas que anunciaram novidades para os próximos meses. Ambas desenvolveram aparelhos que podem funcionar tanto na tecnologia tradicional, como também através de voz sobre IP (VoIP), aquela que permite ligações mais baratas via internet.

O Nokia 6136 está programado para funcionar dentro de uma área restrita utilizando ondas de rádio. Dessa forma, o usuário poderá fazer chamadas conectando-se à internet, o que diminui o custo da ligação. Fora desse raio, basta trocar a tecnologia do aparelho para o modo celular. A novidade estréia no segundo trimestre, primeiro para os clientes da operadora Orange. O modelo A910, da Motorola, segue na mesma linha tecnológica, conhecida pela sigla UMA (Unlicensed Mobile Access).

As novidades não param aí. O evento desta semana deixa claro que as empresas estão buscando todas as fórmulas para atrair consumidores. Caso da operadora Vodafone, da Inglaterra, que fechou uma parceria com o Google: os clientes poderão, assim, fazer buscas no WAP do celular utilizando a ferramenta de busca mais conhecida do mundo.

Para atrair consumidores, vale até unir-se à concorrência. Cerca de 15 operadoras, entre elas a Orange e a Vodafone, assinaram um termo de compromisso para que, juntas, consigam popularizar o uso de mensagens instantâneas no celular. O serviço já está disponível, mas apenas nos aparelhos mais caros.

Entre as operadoras, o destaque ficou mesmo com a Orange. A empresa anunciou que deverá lançar, ainda este ano, um "super" SIM Card para seus aparelhos GSM, capaz de armazenar até 8 000 vezes mais que os cartões disponíveis no mercado. Segundo o site de notícias Cnet, o chip de 512 megabytes pode guardar 130 músicas, três filmes e 80 jogos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online