Tecnologia

CIOs veem computação em nuvem como fundamental para negócio

No Brasil, 74% dos tomadores de decisão na área de TI – leia-se, CIOs – veem a adoção desse conceito como importante para o negócio

78% concordam que os processos de TI podem ser adaptados para a nuvem (Getty Images)

78% concordam que os processos de TI podem ser adaptados para a nuvem (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2012 às 20h57.

Rio de Janeiro - A computação em nuvem (cloud computing) tende a se firmar cada vez mais como um serviço para empresas que dependem da troca de informações com parceiros e clientes.

No Brasil, 74% dos tomadores de decisão na área de TI – leia-se, CIOs – veem a adoção desse conceito como importante para o negócio e 78% concordam que os processos de TI podem ser adaptados para a nuvem.

Os dados são de um estudo encomendado a Harris Interactive pela IntraLinks, fornecedora de data rooms virtuais. O levantamento foi realizado entre janeiro e fevereiro, com mais de mil CIOs em diversos países, sendo 127 brasileiros.

Questionados se acreditam que a computação em nuvem pode tornar os processos mais eficientes, 82% dos diretores de TI brasileiros disseram que sim, enquanto 56% dos americanos e 42% dos franceses têm a mesma avaliação.

O estudo também revela que segurança é a prioridade para a adoção de serviços na nuvem: para 93% dos CIOs brasileiros, o foco dos fornecedores de soluções em cloud deve ser a "otimização da segurança".

A pesquisa mostra, ainda, que 68% dos entrevistados no mundo ainda usam e-mail como ferramenta principal para enviar e trocar arquivos grandes e dados sensíveis. No Brasil, 82% dos entrevistados afirmaram encontrar dificuldades no envio e compartilhamento de arquivos pesados.

Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemEmpresasInternetServiços online

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro