Tecnologia

Cinco passos para avaliar a reputação de uma loja on-line

Não faça compras na web antes de pesquisar o estabelecimento

No comércio digital, antes de fechar negócio, portanto, é preciso avalilar a reputação do site (Arquivo)

No comércio digital, antes de fechar negócio, portanto, é preciso avalilar a reputação do site (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2011 às 14h11.

Os especialistas em comércio eletrônico e defesa do consumidor incentivam usuários da rede a adotar uma espécie de lei: nunca faça compras na web sem pesquisar. Antes de fechar negócio, portanto, é preciso avalilar a reputação do site. Isso pode evitar dissabores e até mesmo golpes.

Para afastar os problemas, VEJA ouviu o advogado Renato Opice Blum, coordenador do curso de direito digital da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Marcos Diegues, assessor técnico do Procon-SP, Pedro Guasti, diretor-geral da consultoria em e-commerce e-bit, e Maurício Vargas, fundador do site Reclame Aqui. Eles sugeriram cinco ações, apresentadas abaixo, para determinar a reputação de um site e auxiliar o consumidor na tarefa de encontrar as lojas de maior credibilidade.

Google

O primeiro passo para a compra de um produto na internet é buscar na própria rede referências sobre a loja onde a aquisição deverá ser realizada. Uma simples pesquisa em buscadores como o Google pode ser de grande ajuda. A partir do levantamento, o usuário pode ter acesso a avaliações (reclamações e elogios) que outros consumidores já fizeram da loja virtual em questões e também a informações em geral sobre a empresa, como problemas com órgãos de defesa do consumidor.

Redes sociais e de reclamações

Antes de fornecer o número de seu cartão de crédito a uma loja on-line, deve-se fazer uma parada obrigatória em redes sociais, como o Facebook e Twitter, e sites especializados em reunir avaliações de consumidores, como o Reclame Aqui. Milhares de pessoas têm usado esses ambientes para expor seus pontos de vista sobre o desempenho dos estabelecimentos eletrônicos: atrasos na entrega, condições de troca, atendimento em caso de problemas, cancelamento da compra etc. É a prova de fogo para as lojas on-line: as melhores aparecem bem nos serviços; as piores são duramente criticadas. O consumidor pode tirar vantagem disso.

Canais de contato

Os especialistas em defesa do consumidor chamam a atenção para um ponto que é negligenciado por muitos consumidores: os canais de comunicação com a loja on-line. Antes da compra, é fundamental checar no site quais os meios para contatar o estabelecimento eletrônico em caso de problemas. Confira se o site informa endereço físico e telefone. Depois da compra, pode ser tarde para procurar esses dados. Ou reclamar que eles não estão disponíveis.


Receita Federal

Fazer uma pesquisa sobre o CNPJ da loja on-line no site da Receita Federal é uma opção para se certificar sobre a veracidade dos dados disponibilizados no site ou nota fiscal. Para tanto, basta acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br, clicar na aba "Empresa", escolher a opção "Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral" e, em seguida, preencher o campo CNPJ.

Registro BR

Outra maneira de conferir a credibilidade de uma loja on-line é fazer uma pesquisar no site Registro BR. O serviço público é o cadastro oficial dos endereços eletrônicos registados no Brasil, reunindo informações legais sobre todos eles. Ali, o consumidor pode encontrar, entre outros, dados como endereço físico e telefone.

Acompanhe tudo sobre:e-commerceInternetSites

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes