O ano passado foi de grande inspiração para o Google. A empresa mostrou, entre outras coisas, seu projeto de carro autônomo, uma nova versão do Android apenas para dispositivos vestíveis (o Android Wear) e uma das maiores mudanças já vistas no Android para tablets e smartphones com a versão 5.0 Lollipop.
O que podemos esperar do Google para 2015 então? A seguir estão algumas coisas que a empresa deve anunciar ao longo deste ano.
Tradicionalmente, as versões do Android seguem o alfabeto. A próxima letra será o M e deve ser batizado com o nome de algum doce que começa com M.
A atualização deve ser, de certa forma, discreta. Com o lançamento da versão Lollipop 5.0, o Google fez uma reforma visual completa. O mais provável é que a empresa continue usando o Material Design por mais algumas versões.
Com o Android M, os usuários devem ver novas funcionalidades e melhorias na segurança do sistema. A nova versão deve ser lançada pelo Google no final de 2015.
O Google deve anunciar novidades sobre o Google Glass. Depois de um início cheio de interesse por parte do público em 2013, no ano passado os óculos inteligentes do Google atraíram menos atenção.
De acordo com o Wall Street Journal, no entanto, a empresa trabalha em uma nova versão, que pode ser anunciada ainda neste ano. Uma das possibilidades é que a nova versão custe menos do que a Explorer, que foi vendida para consumidores selecionados por 1.500 dólares.
Ao longo de 2015 muitas novidades sobre o Projeto Ara, de smartphones modulares, devem aparecer. Este ano acontecem conferências para desenvolvedores interessados em trabalhar com a novidade.
Rumores apontam para a criação de uma loja, tal como a Google Play, para a venda de peças modulares para os smartphones do Projeto Ara. Provavelmente, os primeiros produtos do Ara serão vendidos ainda neste ano.
No ano passado o Google lançou o Android Wear. Ele é uma versão do sistema operacional direcionado exclusivamente para computação vestível, principalmente relógios inteligentes.
Com a atualização do Android, como comentada no início do texto, deve sair também uma atualização do Android Wear. O Google deve ser forçado a trazer inovações, principalmente por conta do lançamento do Apple Watch, que deve acontecer ainda no primeiro semestre do ano.
Anualmente o Google se junta a uma fabricante e produz um smartphone da linha Nexus. A última versão foi um trabalho em conjunto com a Motorola. O produto é o Nexus 6, um smartphone parecido com o Moto X, mas com tela de 5,96 polegadas.
Além do smartphone, o Google também pode anunciar mais um tablet da linha. A versão anunciada no ano passado foi produzida em parceria com a HTC. O Nexus 9 tem processador Tegra K1 e tela de 8,9 polegadas.
Ainda não existem rumores sobre os próximos dispositivos. Mas cedo ou tarde eles irão surgir.
Proximidade de julgamento frustra, até agora, as expectativas de chefe da Meta de que retorno de Trump à Casa Branca enfraqueceria aplicação da lei antitruste contra as Big Techs
Após um ano de lançamento, dados de vendas e análises de especialistas sugerem que a Cybertruck enfrenta desafios significativos para atingir as expectativas iniciais