Tecnologia

Cientistas matam animal de 507 anos durante estudo

Pesquisadores o mataram na tentativa de abrir o molusco para estudar detalhadamente a espécie e precisar sua idade até então misteriosa

Ming: única explicação para a grande longevidade parece estar no metabolismo, com baixo consumo de oxigênio ( Bangor University)

Ming: única explicação para a grande longevidade parece estar no metabolismo, com baixo consumo de oxigênio ( Bangor University)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 10h29.

São Paulo - Durante um estudo, um grupo de cientistas matou o animal mais antigo do mundo encontrado vivo. O animal apelidado de Ming era um tipo de molusco e tinha 507 anos quando foi descoberto.

Ming era um bivalve islandês cujo nome científico é Arctica islandica. Quando foi descoberto em 2006, os cientistas calcularam que ele tinha 405 anos. Essa idade já o fez entrar para o Guinness, o livro dos recordes.

Após analisar novamente os dados coletados na época, os pesquisadores descobriram que, na verdade, Ming tinha 507 anos. Em outras palavras, a idade significa que o molusco era apenas um recém-nascido quando Cristóvão Colombo descobriu a América.

Ming deixou esse mundo após 507 anos, quando pesquisadores o mataram na tentativa de abrir o molusco para estudar detalhadamente a espécie e precisar sua idade até então misteriosa.

A confusão para precisar a idade aconteceu porque para calcular os anos de vida, os anéis em sua concha precisam ser contados. Como o molusco tinha uma idade muito avançada, alguns anéis estavam comprimidos. Com ajuda do carbono-14, os cientistas calcularam com maior precisão a idade de Ming. A margem de erro, agora, é de dois anos para mais ou para menos.

A única explicação para a grande longevidade parece estar no metabolismo, com baixo consumo de oxigênio. É como se o molusco vivesse em câmera lenta.

E as pesquisas com Ming ainda não acabaram. Agora, os cientistas pretendem usar o molusco para estudar as mudanças climáticas que ocorreram no planeta desde 1500.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisEnsino superiorFaculdades e universidadesPesquisa e desenvolvimento

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony