São Paulo - Se você está desesperado desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou uma relação entre o consumo exagerado de carnes processadas e câncer, hoje é seu dia de sorte.
Um time de pesquisadores europeus está desenvolvendo linguiças e empadas que podem reverter essa história toda. Se der certo, elas podem prevenir a doença.
A ideia é usar antioxidantes naturais, provenientes de frutas e plantas, entre os ingredientes da linguiça. Em teoria, isso dificultaria a formação de câncer de cólon.
"Linguiças preparadas com antioxidantes poderiam reduzir os riscos de quem, apesar de todos os conselhos, continua não ingerindo um número suficiente de antioxidantes", afirma em comunicado Eva Tornberg, uma das responsáveis pelo projeto e doutora da Universidade de Lund, na Suécia - país que tem o câncer de cólon como um dos tipos mais comuns, com cerca de 5 mil novos pacientes anuais.
A pesquisadora acredita que não se deve condenar as carnes como alimentos exclusivamente maléficos à saúde.
"Carne é uma comida nutritiva e não-alérgica, com altos níveis de proteína, minerais necessários e vitamina B. Fazer um comunicado sério como esse [da OMS] sobre um alimento tão básico, talvez faça pessoas não se atentarem a avisos", afirma.
O processo está em seus estágios iniciais.
As carnes com antioxidantes ainda estão sendo desenvolvidas e, antes de chegar às prateleiras dos mercados, ela ainda será testada em animais para ver se realmente diminuem as chances de desenvolver a doença.
Enquanto isso, os excessos do churrasco de domingo continuarão pesando na consciência - e no corpo.
-
1. Acabou a bateria
zoom_out_map
1/12 (ThinkStock)
São Paulo - Sabe aqueles dias que a sua bateria parece ter chegado ao fim? Você pode até recorrer ao
café ou chocolate como estimulantes para aguentar o tranco, mas, na verdade, o que você precisa mesmo é repor a falta de alguns nutrientes que ajudam a combater a fadiga. Segundo a nutricionista Cintia Azeredo, do
Vita Check-Up, é comum nos dias atuais, com tanta correria e
estresse, as pessoas apresentarem queda de alguns nutrientes, o que leva ao nervosismo, baixa imunidade e consequentemente ao cansaço. "Alguns
alimentos, no entanto, podem ser aliados na redução desse cansaço devido à presença de vitaminas importantes, que atuam estimulando o melhor funcionamento do sistema nervoso", explica a especialista. A pedido de EXAME.com, a nutricionista listou 10 alimentos que ajudam a combater o cansaço. Veja nas imagens.
-
2. Alface
zoom_out_map
2/12 (ThinkStock)
A alface parece inofensiva, mas de acordo com Cintia Azeredo possui função calmante e a lactucina é a substância presente na folha que ajuda a diminuir a sensação de fadiga.
-
3. Banana
zoom_out_map
3/12 (ThinkStock)
Rica em nutrientes, a banana reduz a ansiedade e relaxa com a ajuda da vitamina B6, potássio, magnésio e triptofano.
-
4. Aveia
zoom_out_map
4/12 (ThinkStock)
Já a aveia, segundo a especialista, melhora a função cerebral, fornece energia e garante o bom humor devido à presença das vitaminas B1, B2, B3 e B6.
-
5. Espinafre
zoom_out_map
5/12 (David Paul Morris/AFP)
Lembra do Popeye, que comia espinafre para ficar mais forte? Pois é, esse alimento previne a depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso, graças à presença de potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.
-
6. Chia e linhaça
zoom_out_map
6/12 (Alex Silva / Saúde)
A chia e a linhaça são ricas em magnésio e Ômega 3, além de agirem como relaxante muscular natural. Elas são ótimas protetoras cardiovascular e estimulante da função cerebral.
-
7. Abacate
zoom_out_map
7/12 (ThinkStock)
De acordo com Cintia, o abacate é rico em gorduras boas, magnésio e triptofano. Essa fruta também melhora a função cerebral e auxilia no relaxamento muscular.
-
8. Arroz integral
zoom_out_map
8/12 (USP Imagens)
Já o arroz integral é rico em vitaminas B1, B3, B6, metionina e cistina. Ele melhora o humor e fornece mais energia.
-
9. Feijão
zoom_out_map
9/12 (Divulgacao)
Além do arroz integral, o feijão é fonte de ferro, potássio, zinco, aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo corpo) como a lisina. É um alimento com ótima fonte para recarga da bateria.
-
10. Leite
zoom_out_map
10/12 (ThinkStock)
O leite é fonte de triptofano, melhora a função cerebral e oferece aquela sensação de bem-estar. Ainda é rico em cálcio que atribui ação relaxante e mantém a saúde cardíaca. Cintia apenas aconselha que a escolha seja pelo desnatado, que possui menos gordura.
-
11. Ovo
zoom_out_map
11/12 (ThinkStock)
O ovo, por sua vez, é rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco, reduz o cansaço físico e mental, melhora a função cerebral, fornece ação antioxidante e outros benefícios.
-
12. Falando em saúde...
zoom_out_map
12/12 (ThinkStock)