Tecnologia

Cientistas batem recorde de velocidade de envio de dados

Pesquisadores americanos e holandeses criaram um novo cabo que é capaz de transferir dados a uma velocidade recorde: foram 255 Tbps

Cabos de rede: nova tecnologia atingiu 255 Tbps e foi criada por cientistas holandeses e americanos (Ben Torres/Bloomberg)

Cabos de rede: nova tecnologia atingiu 255 Tbps e foi criada por cientistas holandeses e americanos (Ben Torres/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 13h58.

São Paulo – Um grupo de cientistas americanos e holandeses quebrou o recorde de velocidade de transmissão de dados por cabo. A velocidade de transferência alcançada foi de 255 Tbps (terabits por segundo).

Para se ter ideia, isso seria velocidade suficiente para enviar pela rede todo o conteúdo de um HD de 1 TB em 0,001 segundo. De acordo com o cálculo do site Engadget, toda a biblioteca de filmes registrados no IMDb (cerca de 317 mil filmes) poderia ser baixada em 2 horas e meia.

Essa velocidade é extremamente superior às de bandas largas oferecidas comercialmente. Ela seria cerca de 66 mil vezes mais veloz do que uma banda larga doméstica de 50 Mbps (isso trabalhando com a hipótese de que a velocidade seria de fato entregue pela empresa de telecomunicações).

Essa capacidade de tráfego de informações seria o suficiente para lidar com o pico de trânsito de dados da internet no mundo todo, de acordo com o site Extreme Tech.

Os pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven e da Universidade da Flórida Central usaram uma aproximação diferente para alcançar essa velocidade. Os cabos usados na transferência de dados (como os submarinos, por exemplo), são de apenas um núcleo.

Os cientistas usaram cabos ópticos com múltiplos núcleos. De maneira simples, um cabo com múltiplos núcleos é capaz de carregar uma quantidade massiva de dados, o que não acontecia com o de núcleo simples. O teste dos pesquisadores foi usando um cabo de um km de extensão e sete núcleos diferentes.

Apesar dos números incríveis, essa descoberta deve demorar a impactar o cotidiano de pessoas e empresas. Seria preciso iniciar a produção em massa desses cabos, além de adaptar os hardware para isso.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaHDsInternetTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista