Tecnologia

Cientista alemã descobre gene vinculado à asma infantil

Segundo a pesquisa, gene ORMDL3 pode estar ligado ao aparecimento da doença

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 13h23.

Bruxelas - Uma pesquisadora alemã descobriu um gene que determina o risco de asma nas crianças, segundo anunciou nesta quarta-feira a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) em comunicado.

O resultado da pesquisa, realizada pela alemã Michaela Schendel, será apresentado na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, marcada para o próximo fim de semana em Washington.

A descoberta do gene ORMDL3, presente no cromossomo 17, pode acrescentar na evolução do conhecimento que se tem sobre a doença e impulsionar novos tratamentos.

A cientista responsável pela pesquisa, de 33 anos, começou a trabalhar na universidade de Munique e hoje colabora com o professor Michael Kabesch, especialista em alergia genética na Escola Superior de Medicina de Hannover.

"Temos uma primeira prova de vínculo casual entre a presença desse gene no cromossomo 17 e a aparição da asma, doença que pode ser tratada, mas que ainda não pode ser curada", explicou a pesquisadora em comunicado.

Schedel foi beneficiada por uma das bolsas de estudos Marie Curie, com as quais a União Europeia fomenta a pesquisa, e fez parte da equipe de 220 pesquisadores que participaram desde 2008 de um programa de intercâmbio de conhecimento entre a União Europeia e Estados Unidos.

A asma afeta 100 milhões de pessoas na Europa e cerca de 300 milhões no mundo.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaPaíses ricosPesquisa e desenvolvimentoSaúde

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online