Tecnologia

Cidade usa música para alertar sobre presença de ladrões

A canção escolhida é "Mi carro", do veterano músico espanhol Manolo Escobar, cuja letra é sugestiva: "Roubaram meu carro, ontem à noite enquanto dormia..."


	Veículos: quando os moradores do município escutam a canção já sabem que não é sinal de festa na cidade, mas devem fechar as portas de suas casas para evitar serem possíveis vítimas de roubos ou trapaças
 (Ty Wright/Bloomberg)

Veículos: quando os moradores do município escutam a canção já sabem que não é sinal de festa na cidade, mas devem fechar as portas de suas casas para evitar serem possíveis vítimas de roubos ou trapaças (Ty Wright/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 16h52.

Zaragoza (Espanha) - A prefeitura da pequena cidade de Cella, na Espanha, começou a tocar música através de um sistema de megafones para alertar aos moradores da presença de ladrões em suas ruas.

A canção escolhida é "Mi carro", do veterano músico espanhol Manolo Escobar, cuja letra é sugestiva: "Mi carro me lo robaron, anoche cuando dormía..." ("Roubaram meu carro, ontem à noite enquanto dormia...").

Quando os cerca de três mil moradores do município escutam a canção, especialmente os mais velhos, já sabem que não é sinal de festa na cidade, mas devem fechar as portas de suas casas para evitar serem possíveis vítimas de roubos ou trapaças.

A prefeita da cidade, María Jesús Pérez, explicou à Agência Efe que a medida não só serve para dar a voz de alerta na cidade, mas para afugentar ladrões e trapaceiros e tentar evitar suas ações.

São os próprios moradores os que podem alertar à prefeitura se sofreram um roubo ou detectam a presença de pessoas que geram desconfiança.

Com esta medida se pretende fazer frente aos roubos que se espalharam na cidade nos últimos meses e que tiveram os idosos como principais vítimas.

A mesma medida é aplicada há três anos em outra cidade da região, La Puebla de Valverde, após viver uma onda de insegurança parecida com a que paira agora sobre a pequena Cella. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsIndústria da músicaArteMúsicaEntretenimentoEspanhaseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Xiaomi lança HyperOS 3 com foco em compatibilidade com Apple e recebe críticas

Gigantes chineses de tecnologia investem bilhões em nuvem para sustentar corrida de IA

Câmara aprova pena mais dura para receptação de celular roubado

Tribunal da União Europeia rejeita contestação e valida acordo de transferência de dados para os EUA