Tecnologia

Cidade siberiana bate recorde histórico de calor

Moscou - A cidade russa de Norilsk, que fica na região siberiana de Krasnoyarsk, bateu neste fim de semana o recorde histórico de calor ao alcançar 32ºC de temperatura,...

Norilsk (Wikimedia Commons)

Norilsk (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

Moscou - A cidade russa de Norilsk, que fica na região siberiana de Krasnoyarsk, bateu neste fim de semana o recorde histórico de calor ao alcançar 32ºC de temperatura, informou nesta segunda-feira o serviço de imprensa da região.

"No sábado, o termômetro alcançou 32 graus, o máximo em toda a história das observações meteorológicas em Norilsk desde 1972", precisou um comunicado.

Esse registro superou em um décimo o anterior recorde alcançado em julho de 1979, acrescentou o texto.

As temperaturas oscilarão entre os 30 e 32 graus de calor até na próxima sexta-feira, enquanto a temperatura média no verão é de 17,3 graus de calor, segundo a norma climática para esta região ártica.

Norilsk, com temperaturas que no inverno alcançam os 50 graus sob zero e ventos de até 25 metros por segundo, é considerada uma das cidades mais contaminadas no mundo pelas explorações mineiras que existem nessa zona.

Enquanto, a onda de calor que chegou em meados de junho a algumas regiões da zona europeia da Rússia como Lipetsk, Sarátov, Ulianovsk e Voronej cedeu perante um ciclone com chuvas e temperaturas em torno dos 14ºC. 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaINFOMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é