hyperloop (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 26 de fevereiro de 2015 às 08h25.
A empresa que tenta concretizar a ideia do Hyperloop proposta por Elon Musk anunciou nesta quinta (26) que formalizou o primeiro acordo para a construção do revolucionário sistema de transporte em uma área urbana.
O Hyperloop, sistema de transporte por meio de cápsulas que trafegam em tubos de ar comprimido em velocidades de até 1 200 km/h, foi proposto em 2013 pelo fundador da SpaceX e da Tesla.
Uma startup que transforma ideias ambiciosas em projetos reais fundou a Hyperloop Transportation Technologies, que reuniu 200 engenheiros dos Estados Unidos que criam novas ideias e projetos para o sistema de transportes, em troca de ações da empresa.
O primeiro passo para a concretização do Hyperloop será a construção de oito quilômetros de um trecho do sistema de transportes no bairro planejado de Quay Valley, que fica no meio do caminho entre Los Angeles e São Francisco. A construção começaria em 2016.
Em janeiro, Elon Musk havia anunciado que o sistema irá ganhar um primeiro trilho para testes também com 8 quilômetros, "provavelmente no Texas", segundo o fundador da Tesla.
Quay Valley é uma cidade para 150 mil habitantes, desenvolvida pela incorporadora GROW Holdings. A cidade quer usar energia limpa e exclusivamente gerada por uma usina solar de 600 mW.
Em Quay Valley, queremos reduzir a dependência do carro e, ao mesmo tempo, criar uma comunidade baseada na sustentabilidade econômica, ambiental e social, afirmou Quay Hays, presidente da GROW Holdings.
O problema é que a cidade ainda não saiu do papel. A construção do empreendimento imobiliário estava paralisada até o começo de 2015, devido à crise econômica americana. Estima-se que a cidade fique totalmente pronta entre 15 e 20 anos.