Tecnologia

Cidadão pode usar aplicativo para notificar problemas no RJ

Por meio do novo serviço, o cidadão indica a ocorrência, como chuva, vento forte, falta de energia, sinais de trânsito apagados etc

Smartphone User (Getty Images)

Smartphone User (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2014 às 06h56.

Agora os moradores do Rio de Janeiro podem utilizar o aplicativo Olhos da Cidade, para smartphone, para cobrar da prefeitura problemas pontuais.

Por meio do novo serviço, o cidadão indica a ocorrência, como chuva, vento forte, falta de energia, sinais de trânsito apagados, névoa, fogo, fumaça, alagamento, deslizamento de encosta e até mesmo protestos.A plataforma disponibiliza as notificações no mapa, com detalhes de endereço e horário, para todos os usuários, além de enviar os dados diretamente para o Centro de Operações do Rio (COR).

De acordo com o chefe-executivo do COR, Pedro Junqueira, quanto mais aplicativos e dados melhor a colaboração e interação. "Com GPS ligado e a internet funcionando, a pessoa consegue nos informar sobre chuva forte, quedas de poste ou árvore, protestos, alagamentos, blecautes e  paralisação de sinais de trânsito. A lista é limitada, mas é a melhor maneira da prefeitura conhecer o que o cidadão está vivendo naquele momento, naquele lugar. Não tem número de câmeras e sensores que substitua o sentimento do cidadão", salientou.

Junqueira explicou que os objetivos são informações rápidas e atendimento ágil. Segundo ele, a proposta da prefeitura é atender, com a mesma rapidez do pedido, às demandas preventivas e emergenciais, além de informar usuários e imprensa.

"O Centro de Operações é um órgão integrador, com 30 agências diferentes. Nosso trabalho é resolver problemas, situações que tiram a cidade da normalidade. O Rio de Janeiro caminha para ser uma cidade inteligente e isso passa por ouvir as pessoas. A cidade funciona melhor quando existe troca entre quem resolve e quem está envolvido nos problemas", disse.

Pelo aplicativo, o usuário também tem acesso a aproximadamente 30 câmeras integradas com imagens ao vivo. De acordo com Junqueira, o projeto pretende implantar alertas por georreferenciamento, por meio dos quais os usuários podem cadastrar locais de interesse, como endereço de casa ou do trabalho, e receber alertas daquela área. Também podem enviá-los para todos os usuários com GPS indicando que estão na região notificada.

O Rio é a primeira cidade do Brasil a utilizar a tecnologia, que foi testada durante a Copa do Mundo no sistema iOS. Por isso, a versão para iPhone já está em português. Para Android, o aplicativo ainda está em inglês, mas será traduzido em breve.

Editor Armando Cardoso

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasIndústria eletroeletrônicaINFOMetrópoles globaisRio de JaneiroSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada