Tecnologia

Chuva deixa cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo sem comunicação

Serviços de telefonia fixa foram comprometidos nas regiões de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, no Rio, e em Franco da Rocha, em São Paulo

Teresópolis, cidade mais atingida pelo temporal na região serrana do RJ (Vladimir Platonow/ABr)

Teresópolis, cidade mais atingida pelo temporal na região serrana do RJ (Vladimir Platonow/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2011 às 13h02.

São Paulo – Moradores da região serrana do Rio de Janeiro e da cidade de Franco da Rocha, em São Paulo, enfrentam sérios problemas com as enchentes, entre eles a falta de luz e de serviços de comunicação.

No Rio de Janeiro, as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foram as mais destruídas pelas chuvas e enfrentam falta de abastecimento de água, luz e muitos moradores estão sem telefonia fixa. Os bairros de Vieira e Bonsucesso, em Nova Friburgo, foram os mais afetados da região, tendo as entradas para a cidade bloqueadas devido aos deslizamentos de terra, o que dificulta ainda mais a chegada de resgate.

Os serviços de comunicação fixa foram comprometidos nessa região, e também em bairros de Teresópolis como Cascata do Imbuí, Morro do Feó, Jardim Pinheiros e Centro. Todos estão sem telefonia fixa e também enfrentam problemas de sinal de celular em alguns lugares, especialmente entre as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo.

São Paulo

Em São Paulo a situação é menos caótica, porém igualmente problemática. A cidade de Franco da Rocha, distante 47 km de São Paulo, sofre com uma enchente que inundou quase 20% da cidade, especialmente a região central. Como resultado os serviços de água e luz estão precários e a telefonia fixa também foi afetada. A linha de trem 7-Rubi, da CPTM, está com a circulação interrompida no trecho entre Caieiras e Franco da Rocha devido à enchente.

Por conta das fortes chuvas que caíram sobre a cidade, a prefeitura de Franco da Rocha foi obrigada a abrir as comportas da represa local, fazendo com que um grande volume de água cobrisse parte da cidade.

Alguns bairros da zona norte e leste da capital, como Freguesia do Ó, Pirituba, Santana, Itaim Paulista e São Mateus, também enfrentam problemas com deslizamentos, mas até o momento não há informações sobre falta de energia, água ou serviços de comunicação.

Chuvas

As chuvas estão castigando a região sudeste do país desde o final de dezembro e continuam a se intensificar. Até o momento mais de 300 pessoas morreram na região Serrana do Rio de Janeiro e mais de 2 mil estão desabrigadas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisDeslizamentosMetrópoles globaisRio de Janeirosao-pauloTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos