Tecnologia

Chromecast transforma TV simples em smart TV por US$ 35

O Chromecast, novo adaptador do Google vendido por 35 dólares nos Estados Unidos, leva imagens de um dispositivo móvel a um televisor pela rede sem fio


	Apresentação do Chromecast nesta tarde: o lote inicial à venda na loja Google Play se esgotou em minutos
 (Reprodução de EXAME.com)

Apresentação do Chromecast nesta tarde: o lote inicial à venda na loja Google Play se esgotou em minutos (Reprodução de EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 29 de julho de 2013 às 11h33.

São Paulo -- Entre as novidades divulgadas num evento nesta tarde, na Califórnia, o Google apresentou um novo produto, o Chromecast. Com o formato de um pen drive, ele trabalha acoplado à entrada HDMI de um televisor. Pela rede sem fio, recebe áudio e vídeo de smartphones, tablets e computadores pessoais.

Aplicativos compatíveis com o Chromecast, como Netflix, YouTube e o browser Chrome, terão um botão com a palavra Cast (transmitir). Bastará tocar nele para iniciar a transmissão das imagens para a TV.  Isso deve funcionar com iPhone, iPad, PCs com Windows, Mac e, claro, tablets e smartphones com Android.

Embora haja outros dispositivos com a mesma finalidade nas lojas, o Chromecast é uma solução singular em vários aspectos. Para começar, ela roda o sistema Chrome OS, em vez do Android. Quando o conteúdo for transmitido de um PC, a transmissão é feita por meio do browser Chrome.

No caso dos apps que recebem conteúdo por streaming, esse conteúdo será enviado diretamente da nuvem para o Chromecast, sem passar pelo dispositivo móvel que está sendo usado para comandar a exibição.

O Google diz que isso vai evitar que a carga da bateria do smartphone ou tablet se esgote rapidamente. Além disso, o usuário poderá trabalhar em outro aplicativo enquanto a transmissão é feita.


Nos Estados Unidos, o Chromecast já pode ser encomendado por 35 dólares na loja Google Play (que não vende hardware aos brasileiros). Será comercializado também pelos varejistas Amazon e Best Buy. Quem compra ganha uma assinatura de três meses da Netflix.

O lote inicial na loja do Google parece ter se esgotado em cerca de 20 minutos. Para os primeiros compradores, o prazo de entrega era um ou dois dias. Agora, a entrega está sendo prevista para 7 de agosto.

O Google diz que a tecnologia do Chromecast poderá ser embutida, futuramente, em televisores e outros aparelhos. Junto com o adaptador, o Google anunciou uma nova geração de tablets Nexus 7, o Android 4.3 Jelly Bean e o app Google Play Games, entre outras novidades.

O vídeo abaixo mostra o Chromecast em ação:

//www.youtube.com/embed/cKG5HDyTW8o?rel=0

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeChromecastEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTabletsTecnologia da informaçãoTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não