Tecnologia

Chrome tem primeira queda em dois anos

Analistas atribuem o mau desempenho à pena aplicada pelo Google no ranking de resultados da página de busca

Internet Explorer continuou na liderança como o navegador mais usado em todo o mundo, com 52,69% de participação de mercado (Getty Images)

Internet Explorer continuou na liderança como o navegador mais usado em todo o mundo, com 52,69% de participação de mercado (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 07h11.

São PauloO Google Chrome registrou uma ligeira perda de participação no mercado de navegadores de internet. Segundo dados da Net Market Share, o browser do Google encerrou janeiro com parcela de 18,94%, contra 19,11% de dezembro de 2011.

Apesar de a queda ser aparentemente insignificante, esta é a primeira vez em dois anos que isso acontece. O Internet Explorer continuou na liderança como o navegador mais usado em todo o mundo, com 52,69% de participação de mercado, seguido pelo Mozilla Firefox, com 20,88%.

Analistas atribuem o mau desempenho do Chrome à pena aplicada pelo mecanismo de buscas no ranking de resultados, devido a uma infração às regras da companhia.

A equipe do Chrome enviou material para publicação de postagens pagas nos principais blogs de tecnologia, mas essa prática é proibida pela empresa.

Com isso, o Google deixou de exibir o site para download do software entre os primeiros resultados nas consultas por palavras relacionadas a este mercado. Isso teria diminuído o número de usuários que baixaram o navegador.

Acompanhe tudo sobre:InternetGoogleMicrosoftFirefoxBrowsersInternet ExplorerChrome

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite