Tecnologia

China testa veículo de levitação magnética que atinge 650 km/h em 7 segundos

O equipamento também pode desacelerar até parar em uma distância de 200 metros

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 18 de junho de 2025 às 15h08.

Última atualização em 18 de junho de 2025 às 15h41.

Pesquisadores do Laboratório do Lago Leste de Hubei, na China, testaram com sucesso um veículo de levitação magnética de 1,1 tonelada que alcançou 650 km/h em uma pista de 1.000 metros. O experimento utilizou propulsão e suspensão eletromagnéticas em uma linha recém-construída.

Segundo Li Weichao, diretor do Centro de Inovação em Tecnologia de Propulsão Eletromagnética de Levitação Magnética de Alta Velocidade do Laboratório Donghu, o veículo percorreu 600 metros e atingiu a velocidade máxima em cerca de 7 segundos. “Nosso indicador de velocidade é o mais alto do mundo”, afirmou.

Inovações na tecnologia de levitação magnética

A linha de testes utiliza uma tecnologia que dispensa as pistas longas exigidas por experimentos convencionais, que normalmente começam em 30 a 40 quilômetros. Em vez disso, o sistema opera com impulso de curta distância, o que exige alta precisão nas medições. “Atualmente, conseguimos medir velocidade e posicionamento com precisão de até 4 milímetros”, explicou Li.

O equipamento também pode desacelerar até parar em uma distância de 200 metros. A combinação entre aceleração rápida e controle de frenagem torna a linha de teste uma plataforma de apoio para o desenvolvimento de trens de alta velocidade no país.

Potencial para aplicações civis e científicas

A tecnologia de levitação magnética empregada na linha já começou a ser aplicada em outros projetos de pesquisa científica, com possibilidade de uso em cenários civis.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaCarrosChina

Mais de Tecnologia

Muito além dos chatbots: como a inteligência artificial está ampliando a acessibilidade digital

Dois anos depois, Meta mantém vivos ideais do antigo Twitter com Threads integrado ao Fediverse

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025