Tecnologia

China prioriza transformação digital com expansão da 5G

Plano traça objetivos ousados para ampliar o uso da 5G e transformar setores econômicos e sociais

Woman's hand using smartphone against illuminated financial district in the city, with the concept of 5G communications technology (Getty Images/Getty Images)

Woman's hand using smartphone against illuminated financial district in the city, with the concept of 5G communications technology (Getty Images/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 15h28.

Tudo sobreTecnologia
Saiba mais

China define metas estratégicas para expansão da rede 5G

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), em parceria com 11 departamentos, anunciou em 26 de novembro o Plano de Ação Atualizado para a Promoção da Aplicação em Larga Escala da 5G. O plano estabelece metas audaciosas a serem atingidas até o final de 2027, como:

  • Aumentar para 38 o número de estações base 5G por 10.000 habitantes;
  • Alcançar 85% de penetração da tecnologia entre usuários individuais;
  • Garantir que mais de 75% do tráfego de rede seja em 5G;
  • Expandir o número de terminais IoT 5G para mais de 100 milhões.

Objetivos estratégicos e impacto no ecossistema

A iniciativa busca consolidar a posição da China como líder global no desenvolvimento do 5G, promovendo um ecossistema baseado em “capacidade universal, aplicação generalizada e empoderamento inclusivo”. Segundo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), o país entra em uma fase crucial de transição, onde o foco deixa de ser exclusivamente tecnológico para incluir também valor de mercado e inovação orientada ao consumidor.

Além disso, o plano reforça a necessidade de ampliar a aplicação do 5G em cenários emergentes, como o oceano inteligente, esportes digitais e economia de baixa altitude, alinhando a tecnologia com as demandas do desenvolvimento econômico e social de alta qualidade.

Avanços tecnológicos e inovação

O Plano de Ação também foca na inovação tecnológica, integrando o 5G a soluções como inteligência artificial, sistema Beidou, computação de borda e big data. Entre os destaques para consumidores, estão inovações como chamadas 5G avançadas, imagens 3D sem óculos e celulares baseados em computação na nuvem.

Essas iniciativas prometem reduzir barreiras para a implementação da tecnologia e ampliar o impacto da 5G em setores estratégicos e na vida cotidiana.

Acompanhe tudo sobre:Tecnologia5GInovação

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony