Tecnologia

China mantém alerta laranja devido a calor

Pequim - O Governo chinês alertou nesta segunda-feira que regiões do leste do país, afetadas desde o começo de julho pela pior onda de calor em 140 anos, poderiam...

calor (REUTERS/Carlos Barria)

calor (REUTERS/Carlos Barria)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

Pequim - O Governo chinês alertou nesta segunda-feira que regiões do leste do país, afetadas desde o começo de julho pela pior onda de calor em 140 anos, poderiam alcançar o número recorde de 41 graus, e manteve o alerta laranja (segundo em gravidade), enquanto a imprensa local fala de "dezenas de mortos" por causa de do calor.

As autoridades de Xangai, uma das cidades mais afetadas, e das províncias vizinhas (Jiangsu, Zhejiang, Fujian), recomendam aos cidadãos, especialmente os mais velhos, que liguem o ar condicionado e bebam muita água, para prevenir mais mortes.

Muitos dos mortos foram idosos que sofreram com o calor em suas casas, e em alguns casos apesar de contar com ar condicionado não o ligaram, para economizar ou por medo de que lhes causasse doenças respiratórias.

Na cidade de Xangai, foi registrada oficialmente máxima de 39 graus, e em Hangzhou 40.

A China, que costuma lançar todo ano dezenas de mecanismos de emergência perante inundações, tufões e ondas de frio, nunca até agora tinha emitido um alerta deste tipo devido ao calor.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalÁsiaChinaClimaINFOMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda