Tecnologia

China aprova normas mais estritas sobre purificadores de ar

O novo padrão nacional inclui sistemas mais específicos de medição da capacidade dos aparelhos, especialmente a quantidade de ar limpo que produzem

china (Getty Images)

china (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2014 às 09h41.

O Governo chinês aprovou um novo padrão sobre os purificadores de ar perante a crescente preocupação com a poluição e a caótica situação do mercado, informou neste sábado a imprensa oficiais. A elevada poluição nas principais cidades chinesas criou um enorme mercado deste tipo de aparelhos, com 2,4 milhões de unidades vendidas em 2013, segundo o jornal "China Daily".

O novo padrão nacional inclui sistemas mais específicos de medição da capacidade dos aparelhos, especialmente a quantidade de ar limpo que produzem e o tamanho dos quartos que podem purificar.

A medida veio depois que a anterior, que data de 2002 e atualizada em 2008, resultasse ineficaz, segundo Song Guangsheng, diretor do Centro Nacional de Supervisão de Qualidade de Produtos Ambientais de Interior, citado na informação.

O padrão de 2002 "não levava em consideração a necessidade que os consumidores filtrassem as partículas PM2,5", assinalou Song. As partículas PM2,5 são as menores, com um diâmetro inferior a 2,5 mícrons, e as mais perigosas para a saúde, já que penetram diretamente nos pulmões. 

Além disso, as autoridades querem combater os exageros dos fabricantes sobre a eficácia de seus produtos, depois que uma análise técnica realizada no final do ano passado concluiu que só os purificadores de três marcas cumpriam realmente com a capacidade de limpeza anunciada.

Esta nova norma chega em meio a uma forte alta da poluição do ar na capital chinesa após as estritas medidas – as mais fortes após os Jogos Olímpicos de 2008 – para reduzi-la para a passada cúpula de líderes da região Ásia-Pacífico (10 e 11 de novembro).

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaINFOMeio ambientePoluição

Mais de Tecnologia

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial