Tecnologia

Chile suspende alerta de tsunami após forte réplica de terremoto

A magnitude da réplica, a mais forte registrada na sequência do terremoto foi revista de 7,8 para 7,6

terremoto (Reuters)

terremoto (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2014 às 05h47.

As autoridades chilenas suspenderam hoje (3) o alerta de tsunami em nível nacional, emitido após uma forte réplica ter atingido o Norte do país, um dia depois do terremoto de 8,2 na escala Richter. "Os serviços hidrográficos e oceanográficos da Marinha anularam o alerta de tsunami para todo o território nacional", disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, em entrevista.

A magnitude da réplica, a mais forte registrada na sequência do terremoto ocorrido na noite de terça-feira (1º), foi revista de 7,8 para 7,6. "As pessoas podem regressar tranquilamente às suas casas", acrescentou o ministro.

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, que está em Arica para acompanhar a  situação, elogiou a resposta dos cidadãos e das autoridades do Norte do país, após o tremor que deixou seis mortos e graves danos materiais.

Bachelet, que viajou nessa quarta-feira para a área atingida, teve que abandonar o hotel de Arica, em que se encontrava, sendo retirada como "todas as outras pessoas" para um local alto da cidade após a forte réplica registrada ontem à noite.

A chefe de Estado chilena seguiu depois para a sede regional do Gabinete Nacional de Emergência (Onemi), onde se concentram as informações sobre o que ocorre na região, explicou aos jornalistas. "Viemos para ver como podemos ajudar e não para incomodar. Queremos saber qual é a situação atual e tentar ser úteis", disse ela.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Graça Adjuto

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisChileINFO

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite