Tecnologia

Chegou a hora de sair das redes sociais?

Confira o novo episódio do podcast EXAME Tech com a participação de Fabro Steibel, do ITS-Rio

"O dilema das redes": documentário lançado pela Netflix em 9 de setembro mostra como as redes sociais estão prejudicando nossas relações.  (Netflix/Divulgação)

"O dilema das redes": documentário lançado pela Netflix em 9 de setembro mostra como as redes sociais estão prejudicando nossas relações. (Netflix/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 23 de janeiro de 2021 às 08h01.

O documentário “O Dilema das Redes” chegou à Netflix no ano passado e levou o uso de dados pessoais por empresas de tecnologia ao centro do debate público. Depois de sua estreia, houve aumento de 250% no volume de pesquisas sobre "como excluir o Facebook", em setembro do ano passado. Soma-se a isso o revés recente com o WhatsApp -- de quem é dono desde 2014 -- com a mudança nos termos de uso, que reacendeu o debate sobre privacidade no início deste ano.

As redes sociais estão na mira do Senado americano e de órgãos regulatórios dos EUA por suspeita de práticas anticompetitivas que impedem o surgimento de concorrentes. O Google, por exemplo, dominou 91,3% das pesquisas feitas na internet mundial, segundo dados do ano de 2020 da consultoria Statcounter.

Nesse contexto, chegou a hora de sair das redes sociais? E mais: é possível viver sem aplicativos e serviços digitais atualmente? Essas e outras perguntas são respondidas no podcast EXAME Tech por Fabro Steibel, diretor-executivo do ITS Rio, organização que estuda o impacto da tecnologia na sociedade.

"As pessoas costumam dizer que não têm nada a esconder. Essa é uma frase que deve sair da fala das pessoas. Todos temos algo a esconder ou que não queremos mostrar para todos, tanto é que saímos ás ruas usando roupas", afirma Steibel. "Você deve estar preocupado com os seus dados, mas não pode ficar excessivamente preocupado com isso. O importante é estudar sobre o assunto."

Confira abaixo o podcast EXAME Tech completo com a participação de Fabro Steibel.

Acompanhe tudo sobre:FacebookGoogleInstagramPrivacidadeRedes sociaisWhatsApp

Mais de Tecnologia

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja