Tecnologia

ChatGPT: conheça a inteligência artificial capaz de escrever artigos, roteiros e músicas

Preparado para conversas complexas com os usuários, o robô inteligente da Open AI também é capaz de contar piadas, responder dúvidas gerais e dar conselhos sobre a vida humana

Inteligência artificial (Getty Images/Getty Images)

Inteligência artificial (Getty Images/Getty Images)

Depois da onda de inteligências artificiais (IA) capazes de criar imagens, retratos e reimaginações artísticas apenas com uma sugestão escrita, um novo experimento tem permitido fazer perguntas e obter respostas complexas apenas com um comando de texto - quase como uma Alexa que responde em texto.

Chamado de ChatGPT, a novidade é um chatbot com IA de "Aprendizado por Reforço com Feedback Humano", desenvolvida pela OpenAI, empresa que já teve apoio de Elon Musk também responsável pelo gerador de arte AI Dall-E.

Para responder as diferentes perguntas e simular uma conversa, a IA usa uma vasta quantidade de fontes de dados e textos e espera do usuário a confirmação de que fez o trabalho correto. Assim, diferente das ferramentas tradicionais de buscas - como o Google -, o ChatGPT precisa que a interação seja em forma de bate papo.

Fique por dentro das MAIORES inovações digitais que já estão em curso no mercado agro  e que vão transformar profundamente o seu negócio.

O objetivo, segundo seus criadores, é o de reproduzir cada vez mais os modelos de interação humana. Os resultados das pesquisas são respostas concisas e adaptadas ao interesse de cada usuário. Sendo assim, quanto mais interação com humanos, mais o sistema deve saber trazer respostas que fazem sentido. É por isso que a página do ChatGPT incentiva o diálogo com a máquina.

De acordo com empresa OpenAI, para criar a IA, foi necessário treinar "um modelo inicial usando um ajuste fino supervisionado", em outras palavras, foram treinadores humanos de inteligência artificial que ensinaram o ChatGPT a conversas.

Além de interagir com as pessoas e trazer respostas para perguntas, o sistema é capaz de criar músicas, roteiros, artigos e até poemas. Nas redes sociais, têm viralizado casos de usuários que testaram o potencial de criação da ferramenta, como a possibilidade de criar uma “peça para piano no estilo de Mozart”.

Contudo, a própria OpenAI admite que o sistema ainda pode ser imprecisa em relação as informações que traz. Outro problema do ChatGPT é a confiabilidade: ele não revela a fonte de onde veio a informação e, por vezes, acaba misturando ficção com a realidade.

Se deseja experimentar o ChatGPT, clique no link e siga os seguintes passos:

  • Clique em "Sing up";
  • Crie uma conta na opção "Create an OpenAI account";
  • Informe um e-mail e senha;
  • O sistema vai enviar um código de confirmação para validar a conta para seu celular;
  • Clique em "Try it" no topo da tela;
  • Desafie o o ChatGPT com o assunto que você preferir

É possível pedir que a inteligência artificial crie redações com os últimos temas do Enem, por exemplo. Logo vale arriscar qualquer pedido e ir sugerindo modificações. Tente um texto simples para postar nas redes sociais ou um pequeno código de programação.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Tecnologia

A volta dos que não foram? Tumblr lança ferramenta de vídeo para competir com TikTok

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia