Tecnologia

Chat heads do Facebook chegam ao iPhone

O Facebook atualizou hoje seu app para iPhone e iPad, que ganhou chat heads como as do Facebook Home e “adesivos” para bate-papo

A nova versão trouxe para o iPhone os ícones de bate-papo que estrearam no Android como parte do Facebook Home (Divulgação)

A nova versão trouxe para o iPhone os ícones de bate-papo que estrearam no Android como parte do Facebook Home (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 16 de abril de 2013 às 18h11.

São Paulo — O Facebook atualizou hoje seu app para iPhone e iPad, que ganhou ícones de bate-papo como as do Facebook Home. Outra novidade são “adesivos” com carinhas sorridentes e outras figuras que podem ser usadas nas conversas por texto.

Chamados em inglês de “chat heads” (cabeças de bate-papo), os ícones de bate-papo são pequenas fotos circulares de pessoas com quem o usuário tem conversas por texto em andamento.

Elas aparecem num canto da tela, empilhadas umas sobre as outras, e podem ser deslocadas com o dedo. Basta tocar na pilha para ver todas lado a lado. Um toque numa delas abre a janela de bate-papo correspondente. Para encerrar uma conversa, arrasta-se a foto para um círculo na parte inferior da tela.

O Facebook para iPhone também ganhou uma série de “adesivos” que podem ser usados nas conversas. Por enquanto, são carinhas com expressões diversas. Além daquelas incluídas no aplicativo, é possível baixar outras da internet. 

A novidade chega quatro dias depois de o Facebook ter liberado o Facebook Home, sua interface alternativa para smartphones com Android. Nele, as chat heads permanecem abertas inclusive sobre outros aplicativos, enquanto no iOS elas funcionam só dentro do app do Facebook.

O Facebook Home ganhou elogios de Eric Schmidt, o chairman do Google, numa conferência hoje. Quando apresentou o software, no início deste mês, Mark Zuckerberg deu a entender que o Facebook considerava criar uma versão para iOS, que deveria ser feita em parceria com a Apple.

É improvável que isso aconteça, já que a Apple impõe muitas restrições ao que os apps podem fazer, incluindo a proibição de alterar a página inicial. A situação é parecida no Windows Phone e no BlackBerry. Assim, ao menos por enquanto, o Facebook Home deve continuar sendo exclusivo do Android.

Acompanhe tudo sobre:AppsApps para iPadApps para iPhoneEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetiPadiPhoneRedes sociais

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony