Tecnologia

Champs-Élysées ganha iluminação "verde"

A avenida parisiense foi decorada para os festejos de fim de ano com um sistema de iluminação totalmente alimentado por energia solar

Champs-Élysées iluminada para o fim de ano (Getty Images)

Champs-Élysées iluminada para o fim de ano (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 13h51.

São Paulo – Pela trigésima primeira vez, um dos grandes símbolos da capital francesa, a avenida Champs-Élysées, se enfeita para os festejos de fim de ano com uma iluminação que, por si só, garante um espetáculo à parte.

Para o natal de 2011, Paris resolveu acrescentar credenciais verdes à sua tradicional decoração de natal: este ano, as luzes brilhantes ao longo das amplas calçadas do passeio histórico virão diretamente do sol. Inaugurado na semana passada, o sistema de iluminação da avenida é totalmente abastecido por energia gerada em fazendas solares nas Montanhas dos Pireneus.

As lâmpadas em LED que adornam cerca de 200 árvores da avenida e a a roda gigante na praça da Concordia também são mais eficientes, consumindo 40% menos energia do que a iluminação de 2010. Segundo a empresa Soitec, responsável pelo sistema, a energia consumida pela decoração será equivalente ao de oito residências parisienses, cada uma com quatro moradores, durante um ano. A decoração vai até dia 21 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaEuropaFrançaMetrópoles globaisSustentabilidadeEnergiaEnergia solarParis (França)Natal

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite