EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h48.
O Natal foi gordo para o mercado de telefonia celular. Se os números divulgados pela empresas estão corretos, a Oi e a associação Telesp Celular/Telefônica venderam juntas 1 milhão de novas linhas - o que representa 3% da base de usuários de celulares em todo país. Até novembro do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações contabilizou 33,2 milhões de celulares.
Entre os novos clientes, a maioria continua sendo do serviço pré-pago, cerca de 80%. Esta proporção está um pouco acima da apresentada pela base de usuários atual: 28,8% dos celulares brasileiros são pós-pagos e 71,15%, pré-pagos.
A Oi, operadora da Telemar que vende celular GSM desde o final de julho do ano passado, fechou o ano com 1,4 milhões de clientes. Só em dezembro, foram 400 mil novas linhas, venda 33% maior do que a registrada em novembro.
A estratégia de venda para público segmentado parece ter funcionado. Dos 400 mil celulares vendidos, 25% foram aparelhos com marcas voltadas para crianças e adolescentes - o Oi Xuxa e o Oi MTV. Já os aparelhos acima de 500 reais representaram 11% das vendas.
Tal público também colaborou para uma geração recorde de receita do serviço de mensagens curtas (SMS). Em dezembro, segundo a Oi, a empresa faturou 1 milhão de reais, valor esperado para todo o ano de 2002. Os usuários do Oi Xuxa - crianças entre 8 e 12 anos de idade - mandaram consumiram cinco vezes mais o serviço de SMS do que os usuários em geral.
A principal concorrente da Oi, a TIM, que também vende celular GSM, ainda não divulgou os dados de final de ano. Controlada pela Telecom Italia, a empresa estreou sua operação comercial no final do ano passado. Já a associação Telesp Celular/Telefônica - o terceiro competidor de peso do futuro mercado de telefonia celular nacional - vendeu 600 mil celulares em dezembro. As vendas foram da Telesp Celular, Global Telecom, Telefônica Celular, Telebahia e Telesergipe.