EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 25 de março de 2010 às 23h49.
Bangalore - Usar o acesso Wi-Fi à Internet em celulares está rapidamente se tornando uma alternativa às redes de telefonia, à medida que os usuários procuram maneiras de economizar dinheiro e as operadoras enfrentam o problema do congestionamento de redes.
Uma conexão Wi-Fi oferece melhor recepção no interior de edificações, downloads mais rápidos e streams de alta qualidade, se comparada a uma rede normal de telefonia. E permite que os usuários preservem minutos em seus planos de telefonia.
O Wi-Fi se tornou popular para uso em notebooks, mas a tecnologia ainda está em estágio nascente nos celulares.
O recurso está sendo gradualmente oferecido em mais aparelhos e os clientes começam a solicitá-lo ao fazer suas opções de compra.
"Antes, era um recurso bacana mas secundário. Agora, é uma necessidade absoluta", disse o analista Michael Morgan, da ABI Research. "É preciso oferecê-lo se você deseja vender um celular inteligente de sucesso."
As operadoras de telefonia móvel começaram a confiar nas redes Wi-Fi apenas recentemente. Inicialmente, as consideravam como concorrentes às suas redes móveis, acrescentou o analista.
O recurso Wi-Fi estava presente em 55 por cento dos celulares inteligentes embarcados em 2009, e deve estar disponível em 65 a 70 por cento dos aparelhos em 2010, disse Morgan.
Celulares inteligentes com capacidade de acesso Wi-Fi, um segmento estimulado pelo lançamento do Apple iPhone, são oferecidos por Nokia, Research in Motion (RIM), Motorola, HTC e Samsung Electronics.
A Nokia é a fornecedora líder de celulares com capacidade Wi-Fi, em termos de fatia de mercado, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado In-Stat.