Tecnologia

Celular é principal meio de acesso à internet no Brasil, diz estudo

Um estudo realizado pela F/Nazca em parceria com o Datafolha aponta que 41 milhões de brasileiros acessam a internet por meio do celular.

celular (Getty Images)

celular (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 16h12.

Um estudo realizado pela F/Nazca em parceria com o Datafolha aponta que 43 milhões de brasileiros acessam a internet por meio do celular. 

Segundo a pesquisa, 3,8 milhões de brasileiros tiveram seu primeiro contato com a internet por meio do celular. A estimativa é que esse número cresça ainda mais em 2014. 

De acordo com o estudo, o principal motivo para 47% das pessoas ainda não terem acessado a internet é por não possuírem um computador. Além disso, para estes brasileiros usar a internet ainda é algo “difícil ou complicado”. 

E o uso do celular seria a melhor solução para esses dois problemas citados na pesquisa. Os consumidores apontam a facilidade de manuseio do aparelho e a conveniência de acessar a internet em qualquer lugar como os maiores motivos para o acesso à rede pelo celular. 

Além disso, o estudo sugere que um celular com acesso à internet tende a ser a opção mais econômica que um computador. 

Dos brasileiros que acessam a internet pelo celular, 63% o fazem com o plano pré-pago, ainda mais econômico que o pós-pago. Já 19% dos cidadãos possuem um dispositivo móvel, mas sem um plano de dados, ou seja, o acesso à internet está condicionado ao uso do wi-fi em locais onde se encontra. 

Entre os brasileiros que utilizam celular e tablet para se conectarem, 54% são do sexo masculino, 68% possuem entre 16 e 34 anos, 48% são da classe A/B e 54% completaram o ensino médio. 

Acompanhe tudo sobre:3G4GAmérica LatinaDados de BrasilIndústria eletroeletrônicaINFOInternetSmartphonesTabletsTelefonia

Mais de Tecnologia

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'