Tecnologia

Celular é mais utilizado para games do que consoles, diz pesquisa

O mercado brasileiro de games traz uma incidência maior do uso de aparelhos celulares para jogar, superando a utilização dos consoles para tal

celular (Flickr.com/eplus-gruppe)

celular (Flickr.com/eplus-gruppe)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 08h06.

O mercado brasileiro de games traz uma incidência maior do uso de aparelhos celulares para jogar, superando a utilização dos consoles para tal, segundo uma pesquisa divulgada nessa quarta-feira (23). 

A pesquisa Game Mobile Brasil, realizada pela ESPM, Sioux e Blend New Research, aponta que os jogadores brasileiros costumam usar, em média, três dispositivos diferentes para jogar. 

O PC ainda é o mais utilizado, com 85%. Mas os aparelhos celulares representam 73%, acima dos consoles com 66% e dos tablets, com 31%. O principal motivo seria, além da mobilidade, a grande oferta de games para esta plataforma. 

"Antigamente usava-se o celular focado em produtividade, trabalho. Hoje ele se consolida como uma plataforma de entretenimento e os games foram fundamentais para essa expansão" afirma Guilherme Camargo, professor do curso de Game Marketing da ESPM-SP e sócio-CEO da Sioux. 

Perfil - Dos 823 participantes da pesquisa, 34%, estavam no Estado de São Paulo, seguidos do Rio de Janeiro, com 11% e, empatados, 9% Minas Gerais e Pará. As mulheres representam 41% dos jogadores, com média de idade de 32 anos. Os homens, que representam 59% desse mercado, são em média mais velhos, com 35 anos. 

Entre as opções de games, tanto homens como mulheres preferem os jogos de ação e aventura, com 22%. Mas os jogos de tiro, ainda constam em segundo lugar na preferência masculina, com 20%. Para as mulheres os jogos de estratégia são os preferidos, com 22%. 

Para ambos os sexos, os jogos de esporte seguem com 11%, de corrida de carro com 9%, de cartas com 7%, luta 4% e jogos educativos apenas com 2%.

Como não poderia deixar de ser, a grande maioria dos usuários preferem os aplicativos gratuitos com 81%. Mas 53% dos respondentes já pagou por um jogo em algum momento e 86% afirma ter valido a pena. A grande maioria baixou jogos de até R$ 5,00. 

Plataformas - Entre os sistemas operacionais, o Android ainda domina o mercado, com 70% dos celulares e 71% dos tablets. Nos tablets, em função do sucesso do iPad, o iOS está em segundo lugar, com 18%, mas nos celulares fica em terceiro, com 6%, atrás do Windows Phone, com 9%. 

Quanto as marcas de smartphone, a Samsung, está na frente com 47% das respostas e, a Apple ficou em segundo, com 36%. Nokia tem 10% do mercado, Motorola 3% e BlackBerry 2%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCelularesDados de BrasilGamesIndústria eletroeletrônicaINFO

Mais de Tecnologia

Samsung Galaxy A55 ou Motorola Moto G54: qual vale mais a pena na Black Friday?

iPhone 11 ou iPhone 13: qual comprar na Black Friday?

Como o Waze decide as melhores rotas para o usuário

STF adia para quinta-feira, 28, decisão sobre artigo 19 do Marco Civil da Internet